As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. O problema ocorre também no mundo todo. No exterior, os casos de ataques cardíacos são ainda mais elevados, 17 milhões de mortes por ano. O principal inimigo dessas doenças é o colesterol alto e cerca de 50% dos casos poderiam ser evitados se os níveis do colesterol fossem controlados. Saiba o que pode ser feito para amenizar o problema:
. Reduza o consumo de gorduras saturadas: laticínios com alto teor de gorduras, a gordura aparente da carne, pele de aves e embutidos.
. Reduza o consumo de gorduras trans: biscoitos, bolos, massas folhadas e produtos industrializados que utilizam o processo de hidrogenação parcial da gordura. A gordura trans além de aumentar o colesterol ruim, diminiu o colesterol bom.
. Aposte em alimentos que auxiliam na redução do colesterol ruim, como nozes, castanhas, soja, salmão e sardinha.
. Use margarina sem gordura. Ela contém gorduras boas (mono e poliinsaturadas) que auxiliam a manter a saúde do coração.
. Ao contrário do que se acreditava, a maionese industrializada é uma boa opção. Ela contém poucas calorias, poucas gorduras e pouco colesterol. Por conter óleos vegetais, também possui gorduras boas e ômega-3.
. Opte por alimentos enriquecidos com fitoesteróis, que são extratos de plantas e óleos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol pelo nosso organismo. Os fitoesteróis existem hoje em margarinas, bebida láctea e iogurtes.
. Consuma aveia. A fibra beta-glucana contida nela auxilia na redução do colesterol.
. Consumir 25g de soja por dia também auxilia na redução do colesterol. Além das fibras, a soja possui gorduras boas.
Equipe Bem Star
Nenhum comentário:
Postar um comentário