Com a proximidade do verão aumenta a preocupação com a boa forma e todos querem estar “de bem” com a balança para as festas de final de ano. Porém, as dietas que prometem grande perda de peso em pouco espaço de tempo trazem um grande risco para a saúde das pessoas.
De acordo com a nutricionista do IATAS (Instituto de Acupuntura e Terapias Dr Adilson Seixas), Ana Cristina Miguez Ribeiro, as chamadas “Dietas Milagrosas” apresentam uma carência nutricional que pode comprometer a saúde do paciente. “Nessas dietas que são feitas em cima de determinados tipos de alimentos, como a dieta da sopa ou a de proteínas e gorduras, por exemplo, há uma carência muito grande de nutrientes essenciais para o dia a dia do paciente. Além disso, a substituição da refeição por chás e shakes, que também prometem milagres, não fará com que a pessoa passe a comer de forma correta. Com isso, ao final do tratamento o paciente terá sim perdido peso, mas voltará a se alimentar de forma errada, criando assim o 'efeito balão', ou seja, irá engordar novamente”, explica.
Ana Cristina alerta para os riscos de outro método bastante utilizado nesta época do ano: os medicamentos. Ela explica que os anorexígenos são muito perigosos pois alteram todo o metabolismo do paciente. “O processo é semelhante ao das 'Dietas Milagrosas', mas com um agravante, o remédio retira a fome, traz diuréticos e laxantes, que dão ao paciente uma falsa sensação de emagrecimento e acelera o metabolismo que irá exigir um valor calórico maior do organismo. Existem casos de desenvolvimento de câncer e até de doenças cardiovasculares devido ao uso dessas substâncias”, afirma.
Para Ana Cristina a melhor opção para emagrecer com segurança é a reeducação alimentar aliada à atividade física. “Com a reeducação, o paciente demora mais para ver os resultados, mas o emagrecimento é definitivo, já que a pessoa aprende a se alimentar de forma correta, priorizando os alimentos naturais, como frutas e verduras, por exemplo”. Algumas dietas, como a “Dieta dos Pontos”, costumam trazer um resultado satisfatório, pois permitem ao paciente que se alimente de todos os tipos de alimentos, desde que não ultrapasse um determinado valor calórico. “Com isso o paciente se alimenta de uma forma correta, pois como os alimentos são medidos em pontos, ele dará prioridade aos alimentos mais saudáveis, pois estará educado para isso. É uma forma de promover a reeducação alimentar e perder peso ao mesmo tempo”, afirma Ana Cristina.
Sobre o IATAS
O Instituto de Acupuntura e Terapias Dr Adilson Seixas (IATAS) é um local que oferece aos pacientes um atendimento multidisciplinar, fundamentado nos conceitos da Medicina Chinesa. No instituto estão disponíveis profissionais como Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicóloga, Dermatofuncional, Profissionais especialistas em Acupuntura, Educadores Físicos, entre outros. O IATAS fica na Rua Padre Anchieta, 1846 – 10° andar – sala 1008 – Biocentro. Consultas podem ser marcadas pelo telefone: (41) 3072-0833.
Fonte: evidencia@evidenciacomunicacao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário