Os jovens começam a vida sexual cada vez mais cedo e a escolha do método contraceptivo é fundamental para ter uma contracepção segura. A evolução da medicina e dos contraceptivos permitem que os jovens e os casais possam fazer o planejamento familiar com muito mais segurança, e decidir qual a melhor hora para ter um bebê. A decisão pelo método a ser escolhido deve ser tomada com ajuda médica, pois apesar de seguros, alguns anticoncepcionais podem gerar fatores de risco para a paciente.
Segundo Dr. Vinicius Medina Lopes, especialista em reprodução humana do Instituto Verhum, é importante que a mulher tenha muito cuidado na seleção do método para não utilizá-lo indiscriminadamente. A escolha de um contraceptivo inadequado pode ter implicações até na fertilidade. "Os medicamentos modernos oferecem menos riscos, porém é importante a orientação médica já que as contraindicações variam de acordo com cada caso", explica.
Mulheres que usam anticoncepcionais orais e fumam têm 10 vezes mais chances de desenvolver uma embolia pulmonar, tromboflebite, infarto do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral). "Destaco também que mulheres acima de 35 anos ou mais têm que fazer uma escolha: ou ela fuma ou toma anticoncepcional oral. Se tiver que usar, deve optar por uma pílula que só contenha progestagênio",informa o médico. Aquelas com suspeita de gravidez, sangramento uterino anormal, doenças cardiovasculares, câncer de mama declarado ou suspeito, também devem evitar a pílula comum.
Aquelas mulheres que já possuem histórico familiar de trombose precisam de orientação médica na hora de escolher o anticoncepcional, já que o fator de risco é maior nestes casos devido às dosagens de estrogênio dos produtos, explica Dra. Natália Zavattiero, especialista em Reprodução Humana do Instituto Verhum.
Os anticoncepcionais são medicamentos de abrangência variada e utilizados por muitas mulheres também para tratamentos de pele. De acordo com Dra. Natália, alguns contraceptivos são antiandrogênicos e capazes de diminuir a oleosidade da pele, interferindo na acne e melhorando até mesmo o aspecto físico do cabelo. Há anticoncepcionais específicos que auxiliam neste tipo de tratamento. Pacientes com ovário policístico, por exemplo, recebem orientações especiais, já que normalmente apresentam irregularidades hormonais, surgimento de acnes e aumento de pelos. "Nesses casos é fundamental que a paciente tenha a indicação de um especialista, já que existem também as contraindicações", atenta a médica.
Juliana Nepomuceno
Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário