EmForma.net
A proteína é fundamental em qualquer dieta. Deve ser tomada o mais frequentemente possível, ou seja, o objectivo é distribuir da melhor forma possível pelas várias refeições do dia sem muitos exageros. Quanto melhor for feita essa distribuição melhor será o estado anabólico do corpo e maior será a propensão para o ganho de massa muscular. Contudo há certas alturas em que deve ser tomada em maior quantidade por factores de necessidade ou oportunidade.Ao acordar
Quando acabamos de acordar o nosso corpo está num estado de catabolismo, ou seja, estamos a perder massa muscular devido a uma longa noite sem comer. Nesta altura a maior parte dos atletas avançados opta por uma proteína de efeito rápido (Whey), contudo, a toma de uma proteína animal também é aceitável e mais económica.
A seguir ao treino
Esta é a fase mais importante, onde o nosso corpo está a necessitar rapidamente de nutrientes. Normalmente é tomada proteína de acção rápida (Whey Protein) para colmatar o efeito do treino com pesos no corpo humano.
Ao longo do dia
Ao longo do dia a proteína deve ser tomada moderadamente. O importante é consumir proteína (não é a proteína de suplementos!) no máximo de 3h em 3h, excepto quando se está a dormir.
Ao deitar
Nesta altura do dia a maior parte dos culturistas toma uma proteína de acção lenta. A caseína é uma das proteínas de absorção lenta mais usadas. Ela irá coagular no estômago durante mais tempo que a proteína normal atrasando a digestão.Outra forma também de atrasar a digestão é tomar gorduras saudáveis à noite, elas tem a propriedade de atrasar significativamente a digestão e também provoca efeitos desejados na hormona de crescimento.
Conclusão
É fácil verificar através deste artigo que o processo de toma de proteína não é nenhum bicho de sete cabeças. Este artigo foi escrito com um carácter introdutório e não usou qualquer tipo de medidas nem quantidades, visto que isso varia de pessoa para pessoa, de treino para treino, de idade para idade, etc Num futuro próximo será colocado no EmForma.net um artigo a explicar as diversas formas de calcular a necessidade proteica diária, a quantidade no PWS e outros subtemas relacionados, por isso, não esqueçam de passar pelo EmForma.net regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário