Juliana Cavalcanti, coordenadora municipal de imunização, estima que 95% das crianças de até 5 anos sejam vacinadas durante a campanha (Foto: Renée Le Campion)
08.06.2009 | 10h40 A secretaria Municipal de Saúde confirmou que há estoque suficiente de vacinas
Gazetaweb
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (08), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliana Cavalcanti, a meta é vacinar 95% das crianças menores que 5 anos, nascidas na capital alagona.No 2º Centro de Saúde, localizado na Praça Maravilha, no bairro Poço, cerca de 10 crianças foram imunizadas até às 10 horas de hoje.
“No dia 20 que é o dia “D” da campanha, vamos até as maternidades e em locais de difícil acesso, para garantir que nenhuma criança deixe de ser imunizada”, afirma a coordenadora.
Ainda segundo ela, apenas duas gotinhas da vacina são suficientes para imunizar a criança contra a poliomelite. "A mãe só deve prestar atenção para que a criança não regurgite", alertou.
A secretaria Municipal de Saúde confirmou que há estoque suficiente de vacinas para atender a capital. No ano passado, nas duas fases da vacina, a meta de 95% foi superada.
A campanha é coordenada em todo o país pelo Ministério da Saúde.
Poliomelite
A poliomelite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral que atinge, geralmente, os membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário