Fonte: Gazeta de Piracicaba
Inverno calórico Prepare-se para no final dessa estação, não tomar um susto com a balança
"Com o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo . Desde os primórdios da raça humana , há um mecanismo que nos faz comer mais no inverno para produzir mais calorias, pois o frio acelera a queima de gordura para produzir calor. Inventamos casas, roupas , aquecedores, não sentimos frio, mas continuamos os mesmos biologicamente; portanto, ainda que mais aquecidos e não gastando mais calorias, o frio, mesmo assim, nos faz querer comer mais. É comum, também, nessa época, deixarmos de lado as saladas e comidas light, tão saudáveis, e preferirmos os alimentos mais calóricos, como queijos e pães gordurosos, chocolates, e até mesmo bebidas alcoólicas. O resultado não pode ser outro: em pouco tempo, nos damos conta de que estamos acima do peso ", afirma o médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio.
Como emagrecer depois pode ser difícil, o segredo é cuidar-se desde agora. Tomando alguns pequenos cuidados, é possível manter a forma e a saúde o ano todo. Basta usar o bom senso e a moderação.
Mas é possível comer bem no inverno, sem engordar?
Em primeiro lugar, não importa a estação do ano: existem algumas regras básicas de qualquer programa de saúde e reeducação alimentar, que precisam ser mantidas como ingerir muito líquido, praticar uma atividade física regularmente, não pular refeições, evitar gorduras trans, comer de tudo um pouco.
O endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, nutrólogo, formado pela Faculdade de Medicina da Unifesp, adverte: "É comum às pessoas reduzirem o consumo de sucos e líquidos no inverno, o que não é recomendável. Deve-se manter a hidratação do corpo também nesse período do ano, consumindo, no mínimo, 1,5 litros de água ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água" .
Quando a temperatura diminui e o frio não está para brincadeiras, o corpo pede ajuda. Para manter sua própria temperatura, o organismo precisa de mais calorias e, por isso, a fome aumenta. O problema é que, em geral, as pessoas acabam abusando da quantidade dos alimentos e, além de comer mais, escolhem de preferência comidas mais gordurosas. A explicação para isso é simples: todos alimentos gordurosos são mais gostosos, mais palatáveis e a gordura é o macronutriente que menos sacia (proteínas são as que mais saciam).
DIETA. Resistir aos pratos típicos do inverno, não é tarefa das mais fáceis. O acompanhamento de um profissional, segundo Accursio, pode ajudar a montar uma dieta equilibrada e dar dicas preciosas, como, por exemplo, sempre que possível, substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos. O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Para os que não abrem mão do chocolate quente, prepará-lo com leite desnatado e achocolatado diet, e procurar ingerí-lo moderadamente.
Segundo o endocrinologista Wilmar Accursio , para quem não quer engordar e precisa controlar a balança, é aconselhável conhecer os valores calóricos dos pratos desde a hora que escolher o cardápio. "Mas só isso não basta: é fundamental , também, consumir os alimentos na quantidade certa".
Outra dica do médico Wilmar, para entrar no clima e curtir as delícias do inverno, mas diminuindo a quantidade de calorias ingeridas, é que se pode comer um delicioso fondue de queijo, desde que preparado com leite desnatado e queijo magro e optando por utilizar no lugar de pão, vegetais como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu.
Para o médico, algumas comidas típicas do inverno não são uma tragédia nas dietas. As sopas, por exemplo, podem ser uma boa pedida, desde que pouco calóricas, frisa Accursio. "Como nesta época, as pessoas costumam evitar as saladas, por serem frias, acabam deixando de ingerir verduras e legumes. As sopas de legumes não costumam ter muitas calorias e também são de suma importância em nossa alimentação, porque fornecem alguns tipos de vitaminas e fibras. Devemos utilizá-las refogadas ou junto a outras preparações.
ATENÇÃO. Assim como as sopas podem - e devem - fazer parte do cardápio, nossas escolhas devem recair sobre as mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes. Já as sopas cremosas, como as de queijo, ervilha, devem ser evitadas. Isso porque, entre os ingredientes utilizados estão o bacon, queijos amarelos ou cremosos, creme de leite, o que as tornam calóricas devido às quantidades de gorduras" ,acrescenta o médico.
Quanto às bebidas alcoólicas e doces, só existe um jeito: moderação e bom senso. Comer e beber de tudo um pouquinho e depois praticar algum exercício físico para gastar o que se ingeriu. “No inverno as pessoas tendem a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como conseqüência, aumento de peso. Por isso, lembre-se que cada grama de álcool fornece sete calorias ao nosso organismo. Quando desejar consumir doces, opte por frutas da estação, barrinha de cereais e gelatina diet”, orienta..
Accursio observa que não se deve pular refeições ou ficar longos períodos sem se alimentar, para evitar, assim, comer em demasia na próxima refeição. “Fracione as suas refeições, estabelecendo horários e seguindo-os!”, ensina. Para aprender a distinguir e a sentir quando estiver satisfeito, segundo o médico, é importante comer devagar, mastigando bem os alimentos, em ambientes tranqüilos
Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário