Viver com Saúde: Saúde Mental: Bipolaridade conheça esse transtorno mental.
A bipolaridade é um transtorno mental em que o humor assume autonomia, deixando de responder adequadamente ao que seria esperado. O mais difícil é o portador ser corretamente diagnosticado, consta que muitas pessoas passam por mais de três médicos em muitos anos até ter seu caso reconhecido.
O portador de bipolaridade sofre variações de humor como: positivos: euforia, agitação, aumento de energia, agressividade, ansiedade, explosividade, aumento de riscos e gastos, impulsividade e distração. Os sintomas acima se alteram com os negativos: apatia, desânimo, tristeza, ansiedade e falta de prazer.
O distúrbio bipolar é uma patologia que acomete cerca de 1,6% da população. A boa notícia é que a bipolaridade é uma doença tratável. As alarmantes trocas bruscas de humor, todavia, podem ser controladas pelos medicamentos conhecidos. O tratamento com carbonato de lítio é o mais antigo e ainda em uso, e hoje há significativos progressos no estudo de novos tratamentos com poucas, mas significativas novas medicações introduzidas na medicina nos últimos tempos. O lítio induz a uma série de efeitos adversos e, por isso mesmo, precisa ser dosada sua concentração no sangue periodicamente. O tratamento moderno de transtorno bipolar é feito sem lítio.
Equivocada é a ideia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite e com um sentimento médio à tarde. Tal ideia não traduz a bipolaridade. Na verdade a bipolaridade pode vir a se manifestar nos dois pólos da doença: depressão e mania.
Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico, é perfeitamente possível atravessar períodos indefinidamente longos de saúde e ter vida plena. O tratamento exige acompanhamento profissional, o uso fiel e bem monitorado dos medicamentos adequados e o comprometimento do paciente em buscar para si uma vida melhor. O apoio e a compreensão da família ou de amigos chegados são de grande valia ao doente.
Conheça mais sobre a bipolaridade no site www.bipolaridade.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário