Na mesa do brasileiro encontramos as mais diversas combinações de alimentos como café com leite, feijoada com laranja, salada de tomate temperada com azeite, farofa de ovo com couve...
Sabemos que todas são uma delícia, mas nutricionalmente falando, será que estas combinações são as mais indicadas?
Café com leite
Evite. A cafeína presente no café dificulta a absorção do cálcio, por isso para aumentar o seu aporte de cálcio ingira os produtos ricos em cafeína (café, chá verde, chá mate) longe dos alimentos fonte de cálcio (leite e derivados, soja e derivados, verduras verde escuras).
Feijoada com laranja
Consuma. A vitamina C da laranja ajuda na absorção do ferro de origem vegetal, portanto aquela laranjinha como sobremesa após uma feijoada é bastante indicada. É possível substituir a laranja por outras frutas fonte de vitamina C,como abacaxi, kiwi, morango e mexerica.
Salada de tomate com azeite
No tomate, encontramos o famoso licopeno, importante para a saúde masculina, principalmente, e ele é melhor absorvido na presença de algum tipo de óleo, neste caso o azeite de oliva extravirgem.
Molho de tomate com manjericão e azeite: O manjericão possui inúmeras propriedades, tem ação antiséptica, antiespasmódica e digestiva, no entanto seus componentes funcionam melhor se estiverem associados a um óleo, por isso a melhor forma para obter esses benefícios é acrescentar o azeite no final da preparação.
O azeite não somente irá aumentar o aproveitamento dos ativos do manjericão, como aumentará a absorção de licopeno presente no molho de tomate.
Kibe cru (carne crua com hortelã) - combinação ok
A hortelã tem propriedades digestivas e também atua como vermífugo, por isso a combinação carne crua com hortelã é muito bem vinda.
Farofa de ovo com couve - combinação ok
O cálcio (presente na couve) é melhor aproveitado na presença da vitamina D e a gema do ovo é rica em vitamina D, combinação perfeita.
Fonte: Por: Kelly Fu Yu Chen. CRN-3/9786 - Nutricionista do Emex
Nenhum comentário:
Postar um comentário