Por volta dos 50 anos, o corpo da mulher começa a se preparar para o fim da fertilidade. Os ovários vão gradativamente deixando de produzir hormônios como o estrogênio e a progesterona até perderem a capacidade de funcionar.
Manter uma alimentação equilibrada pode fazer toda a diferença e até aliviar os sintomas da menopausa, causadores de grande desconforto, além de prevenir o excesso de peso.
Uma das principais recomendações é aumentar o consumo de alimentos específicos para suprir a falta de cálcio causada pela redução do hormônio estrógeno e diminuir os alimentos que contém sódio.
Portanto, a dica é consumir pouquíssimos salgados e abusar dos derivados do leite (nas versões semidesnatada e desnatada), queijos brancos, peixes, couve, acelga, brócolis e nabo, e ou ainda usar suplementos alimentares.
Com o fim da menstruação, a perda de ferro do organismo diminui e por isso, as mulheres com mais de 50 anos podem diminuir o consumo de carnes vermelhas e dar preferência para as carnes brancas.
Outra boa dica é procurar alimentos ricos em fibras e sem gorduras vegetais. O azeite de oliva, a linhaça, os derivados da soja, grãos como a lentilha e o feijão também são grandes aliados.
Na nossa lista entram ainda as frutas e verduras e alimentos diuréticos, como abacaxi, a alface, o pepino. Café, refrigerantes, alimentos estimulantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados. Eles causam irritabilidade, ansiedade, insônia e interferem na absorção do cálcio, provocando enfraquecimento dos ossos.
Fonte: Dicas de mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário