O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. O país gasta anualmente cerca de 2,5 bilhões de dólares na compra de produtos químicos usados na plantação. Utilizado no combate a ervas daninhas, a contaminação com agrotóxico pode provocar fibrose pulmonar, lesões no fígado e intoxicação em crianças. Para minimizar a contaminação com o produto, é preciso higienizar frutas, verduras e legumes que são consumidos.
As frutas devem ser lavadas com água corrente e sabão e descascadas. As hortaliças, além de lavadas, devem ser imersas em água com limão por 20 minutos. Quanto mais bonita a fruta ou hortaliça, mais agrotóxico ela levou. Saiba quais são os alimentos que mais são contaminados com agrotóxico.
Pimentão – É o campeão no ranking do veneno. Antes de consumi-lo é preciso lavá-lo em água corrente e usar uma escova para esfregar sua casca. Retire principalmente as reentrâncias, onde o veneno pode se acumular.
Morango – Está em segundo lugar dentre os alimentos mais contaminados. Além de lavá-lo em água corrente, é importante cortar as folhinhas da fruta. Especialistas sugerem mergulhar o morango em água com bicarbonato de sódio numa solução de uma colher de sopa para cada litro de água.
Uva – Lave-a em água corrente e use uma escovinha para limpar a casca.
Cenoura – É preciso retirar a casca para eliminar o agrotóxico contido nela.
Por Carolina Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário