A nova sensação para quem quer perder peso e ter mais saciedade após as refeições, são as farinhas. Existem muitos tipos: farinha de banana verde, de soja preta, de feijão-branco e até de berinjela.
Vale à pena ficar de olho e conferir os benefícios dessas farinhas maravilhosas!
SOJA PRETA
A soja convencional já é uma velha conhecida dos adeptos da alimentação saudável.
Mas e da soja preta, você já ouviu falar? Não? Então se prepare para incluí-la em sua lista de aliadas. A antocianina, substância responsável pela coloração da casca da soja preta, reúne uma série de propriedades funcionais que você vai adorar.
Por que emagrece?
A antocianina possui um poderoso efeito antiobesidade.
Ao absorver menos gorduras, tanto os índices de peso corporal quanto o perfil lipídico - quantidade de gordura no corpo - são beneficiados. Isso sem falar que o produto é fonte de fibras que, como você já sabe, são importantes para controlar os picos de fome, inimigos de qualquer dieta.
Outros benefícios: a soja preta contém isoflavonas, substâncias muito amigas das mulheres. É que dentre seus principais benefícios estão o controle dos desagradáveis sintomas da TPM e da menopausa. E elas também oferecem ação protetora contra o câncer, especialmente o de mama.
Recomendação diária: 2 colheres (sopa), que podem ser divididas ao longo das refeições. Contraindicações: pessoas com problemas renais.
BANANA VERDE
Depois de alguns estudos, os especialistas constataram que a banana verde é mais rica em fibras do que a versão madura.
Por que emagrece?
O grande responsável é um tipo de carboidrato presente na casca da fruta, o amido resistente. Ele consegue passar intacto pelo intestino delgado e só é fermentado ao chegar ao intestino grosso. "Isso proporciona diversos benefícios para o organismo, como melhor funcionamento do trânsito intestinal e maior sensação de saciedade.
Outros benefícios: o processo de digestão do amido resistente também tem reflexos benéficos no controle da taxa glicêmica no sangue. "Sendo assim, o consumo da farinha de banana verde é excelente para prevenir o diabetes do tipo 2", garante Natália Dourado. Além disso, o produto fornece vitaminas do complexo B, que atuam na conversão de energia e no equilíbrio do sistema nervoso; vitamina C, que tem poderosa ação antioxidante; e vitamina A, importante para a saúde da pele.
Recomendação diária: 2 colheres (sopa) do produto ao dia. a farinha também pode ser diluída em água e bebida.
Contraindicações: não há ressalvas. A única recomendação é aumentar a ingestão de líquidos, pois sem hidratação o alto consumo de fibras pode gerar problemas como o ressecamento das fezes.
Fonte: Uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário