Ellen preparou algumas dicas para quem pretende aproveitar melhor essa época tão especial do ano sem prejudicar sua saúde:
1) Para não ficar empanturrado
O mais recomendável é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-la e voltar a nos alimentar com uma dieta balanceada leve já no dia seguinte. As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam.
2) Como resistir ao panetone?
O panetone é realmente muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio, podemos consumí-lo, desde que moderadamente. Hoje, inclusive, tem a versão light que é menos calórica. Por exemplo, no café da manhã, substitua o pão francês com margarina por uma fatia fina de panetone.
3) Carnes magras para as ceias
Lombo, chester e tender são carnes magras e contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano. Mas as carnes mais tradicionais, como o pernil, também podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção. Agindo assim, não prejudicamos uma dieta balanceada, e principalmente não se eleva os níveis de colesterol ruim no organismo.
4) Bebidas são muito calóricas
As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas, lembrando que se tratando de pessoas com diabetes, somente o médico responsável é que pode liberar o consumo da bebida. Consumindo um aperitivo alcoólico, apuramos o paladar e comemos mais. Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos cerveja. Na hora de escolher, opte pelos destilados - vodca e uísque - pois esses são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool.
E como última dica... com orientação e disciplina, somos capazes de aproveitar todas as épocas do ano.
Fonte: Revista OneTouch ConVida -
Nenhum comentário:
Postar um comentário