Inicialmente elas eram sutis e propunham eliminar toxinas. Mas não passavam de dieta líquida, com o objetivo de hidratar o corpo após períodos de ingestão alcoólica pesada e exageros alimentares.
Posteriormente, elas foram se tornando mais invasivas e perigosas. Passaram a pregar longos períodos de ingestão líquida, interromper ou aumentar a ingestão de sal, usar laxantes potentes, capazes de impor ao corpo uma perda enorme de água e eletrólitos. Como se não bastasse, a ousadia dessas dietas foi além, pois passaram a incluir várias sessões diárias de lavagem intestinal, que deram o nome de hidroterapia do cólon.
A alegação das pessoas que fazem ou ensinam tais tratamentos é a de que eles eliminam toxinas, impurezas e “sujeiras” do corpo e emagrecem.Nessa fase do ano, são comuns as adesões a dietas malucas e tratamentos alternativos arriscados. Por isso mesmo é bom que vocês saibam que as dietas de desintoxicação não tem base endócrina ou nutricional nenhuma. Primeiro, porque não estamos intoxicados. Segundo, porque nosso corpo é capaz de eliminar as substâncias potencialmente nocivas a ele através do fígado e dos rins. Terceiro, porque essas dietas podem nos causar complicações graves.
Elas são capazes de levar a um grande desequilíbrio metabólico, desidratação, arritmias cardíacas e lesões neurológicas relacionadas ao desequilíbrio hídrico e eletrolítico dos fluidos corporais. O que não ocorre é a tal desintoxicação. Essas dietas desintoxicantes nada mais são do que mais um modismo. Uma forma muito pouco convincente e arriscada de nos redimir dos excessos alimentares e da culpa que eles nos causam.
Ao invés de seguir as orientações pouco ortodoxas dessas dietas esdrúxulas, as pessoas devem entender que um erro não justifica outro, e que elas devem rever seus conceitos nutricionais e serem mais críticas quando se depararem com mais um modismo de dieta. Assim, desacreditem das perdas de peso fáceis, dos medicamentos milagrosos, das práticas médicas não consagradas e não avalizadas pelo mundo acadêmico. Desacreditem dos procedimentos que não têm consenso. Que são praticados por uns poucos. Que não são ensinados nos bancos das escolas de medicina.
E acreditem muito no poder de cada um em mudar a própria história e a própria doença, principalmente quando a nossa doença está sendo causada por nossos maus hábitos.
gabriel-revistacuriosidades.blogspot.com
Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário