Todaperfeita.com.br
Conhecido como ácido graxo essencial, o Ômega 3 é um tipo de gordura muito importante para a conservação de uma boa saúde. É obtido no organismo apenas pela alimentação, pois o corpo humano não é capaz de produzir Omega 3. Alvo de frequentes pesquisas, ele vêm demonstrando ser uma das “gorduras do bem”, que mais trás benefícios para o coração e sistema circulatório em geral. Além de ser excelente para as grávidas, pois tem influência benéfica na formação mental da criança em gestação.
Os principais benefícios do ômega 3 são: possui atividade antiinflamatória eatividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos); reduz dos níveis de colesterol e triglicerídeos; reduz pressão arterial; previne diabetes; acidente vascular cerebral (derrame); combate artrite reumatóide; asma; síndromes inflamatórias intestinais (colites); alguns tipos de câncer, distúrbios mentais e melhora o humor (previne e trata depressão), o aprendizado e o sistema imunológico.
As melhores fontes de Ômega 3 estão nos seguintes alimentos:
- Peixes oleosos de água fria: cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, e bacalhau, albacora, cação);
- Semente de linhaça;
- Castanhas e nozes;
- Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola, girassol);
- Vegetais de folhas verdes escuro (espinafre, rúcula, brócoli, couve);
- Sementes de sálvia.
A recomendação é ingerir, diariamente, pelo menos um dos alimentos citados. No caso dos peixes, 2 porções por semana é o suficiente. Lembrando que os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Nunca fritados, pois este processo resulta na perca total do ômega 3.
Por Malanny Serejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário