O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê durante os seis primeiros meses de vida.
Ele atende todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança, colabora para a formação do sistema imunológico, previne contra doenças, alergias, anemia, intolerância ao glúten e até obesidade. É natural, prático, não custa nada, está sempre na temperatura adequada e pronto para ser consumido.
Embora se fale muito nas vantagens que o aleitamento materno oferece para o bebê, é preciso lembrar também dos benefícios da amamentação para a mãe.
O ato é um momento especial, e ainda faz bem para a saúde da mulher.
Quando a mulher amamenta, seu organismo produz uma quantidade maior de hormônios que auxiliam o corpo a voltar ao normal mais rapidamente.
A amamentação protege as mulheres contra a depressão pós-parto e ainda ajuda a reduzir o sangramento após o parto, o que diminui o tempo que o útero e o os seios geralmente levam para voltar ao tamanho normal.
Entre os benefícios da amamentação para a mãe também podemos citar que é um excelente método anticoncepcional e reduz a incidência de doenças como câncer de mama, diabetes e protege contra a osteoporose.
Diante de todas as vantagens da amamentação para a mãe e para o bebê, sobram motivos para que as mulheres valorizem o ato.
Não somente por ser saudável, mas principalmente porque a amamentação é um dos gestos mais bonitos que a mãe pode oferecer para o seu filho, é uma forma de aumentar o vínculo entre os dois e transmitir segurança, carinho e amor ao seu bebê.
Dica Emex:
Algumas mulheres tem a idéia de que precisam de ingredientes (cerveja preta, leite de vaca e etc) para “fortificar” seu leite, costumam achá-lo fraco. Mas isso é mito! Seu leite é exatamente o que seu filho preciso para se manter forte e saudável, basta você ter uma alimentação equilibrada:
- Varie a alimentação: além de frutas, verduras e legumes, inclua nozes, castanhas, amêndoas e peixes.
- Beba bastante água, manter-se hidratada nessa fase é fundamental
- Não faça dieta restritiva nesse período, como dissemos no texto, o próprio ato de de amamentar faz com que seu corpo volte ao normal e o peso diminua.
Fonte: Dicas de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário