Manter uma dieta a base de frutas, verduras e leguminosas ajuda a prevenir doenças crônicas e a controlar o peso. Ingerir muita água e fazer atividade física também colabora
27.02.2011
Carmen Vasconcelos | Redação CORREIO | carmen.vasconcelos@redebahia.com.br
Desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu exercer um controle maior sobre as medicações contendo Sibutramina, que passam a ser vendidas apenas com receituário azul (numeração controlada) e tarja preta, o trio dieta, atividade física e reeducação alimentar nunca esteve tão atual e recomendado para prevenir a obesidade e controlar o peso.
A dieta faz parte do plano emergencial e tem data para acabar, a atividade física e a reeducação alimentar devem ser encaradas como deveres para a vida toda, assim se une saúde, bem-estar e estética.
No que diz respeito à alimentação, alguns produtos podem ser aliados poderosos no momento de acelerar o metabolismo do corpo e realizar uma limpeza nas toxinas, radicais livres e oxidantes que atrapalham na perda de peso.
Peso morto
A endocrinologista e professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Maria de Lourdes Lima, lembra que a obesidade e o sobrepeso já são problemas de saúde mundial e a grande causa desse mal reside no sedentarismo e na ingestão das chamadas calorias vazias, ou seja, aquelas que não alimentam. "Não se trata de fazer dietas e pronto, mas de parar de comer bobagem, como as fast foods", destaca.
Com uma postura parecida, a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, diz que, quando o assunto é combater e prevenir a obesidade, como se come é mais importante do que o que se come, e alguns alimentos considerados vilões - como as gorduras - podem entrar na dieta, desde que esporadicamente. No caso dessas gorduras, o cuidado reside em trocar as de origem animal, como a manteiga, pelas de origem vegetal, que são insaturadas.
Nesse rol de bons produtos, invista no abacate, o azeite de oliva, óleo de linhaça, o óleo extraído das sementes do Sacha Inchi, que é uma planta típica da região da Amazônia peruana.
"Na reeducação alimentar, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ter uma alimentação variada e moderada", lembra a nutricionista , destacando que mais importante ainda que manter o corpo bonito, está o fato de evitar o surgimento de doenças crônicas do coração, diabetes, cânceres, entre outros.
A outra dica importante reside em fazer o organismo trabalhar, por isso mesmo, nada de ficar longos períodos sem se alimentar. "O ideal é que a pessoa realize seis pequenas refeições ao longo do dia, priorizando alimentos naturais e integrais", finaliza a nutricionista.
www.correio24horas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário