Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Diabetes controlada evita complicações renais
O diabetes descontrolado pode provocar sérias complicações ao organismo, dentre as mais graves a cegueira e problemas renais, que podem levar a hemodiálise (procedimento de filtragem do sangue por uma máquina) e, por último, um transplante de rim.
As doenças renais atingem um terço dos diabéticos no mundo e o diabetes é a principal causa de problemas nos rins. Preveni-las, segundo os especialistas é barato, basta que o diabético siga a dieta adequada, controle a pressão, pratique exercícios físicos, evite fumo e álcool e realize um exame de urina por ano para saber como estão os rins.
No entanto, calcula-se o custo da hemodiálise em US$ 35 mil por ano, por paciente, por exemplo. As complicações pelo diabetes respondem por 5% a 10% dos gastos com saúde de todos os países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A glicose (açúcar) presente no sangue dos diabéticos que não se cuidam é extremamente tóxica, afeta os capilares, vasos pequenos dos rins, alterando sua capacidade de filtragem do sangue.
Com o dano, os capilares deixam passar para a urina “o que não deveriam”. O primeiro sinal de problema renal à vista é a presença de albumina (uma proteína) na urina, detectada por exame. Nessa fase, ainda é possível deter a doença renal e até fazê-la retroagir. Algumas vezes é preciso trocar comprimidos usados no controle do diabetes por insulina.
No entanto, não há sintoma para o diabético até que os rins parem completamente de funcionar. Alguns, na evolução da doença renal, têm pressão alta, sentem mais vontade de urinar à noite, sofrem com choques nas pernas, náuseas, vômitos e fraqueza.
A OMS estima que o número de casos de diabetes chegue a 330 milhões em 2025. O maior crescimento, de 85%, deve ocorrer na América do Sul e América Central, em decorrência do fenômeno recente de envelhecimento da população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário