sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Oxitocina: a química do amor ou da suspeita?

Por Nayara Brante em 4.02.2011 as 0:04
hypescience.com
O hormônio do amor. Uma substância que ajuda as mulheres durante o parto e a amamentação, torna as pessoas mais sociáveis, confiantes e amorosas, além de inundar corpos e mentes durante os orgasmos. Mas será que isso vale para todas as pessoas? Segundo uma recente pesquisa norte-americana, não.

O estudo foi conduzido por uma equipe de pesquisadores de Nova York, e contou com a colaboração de 27 voluntários. Quatorze deles foram previamente diagnosticados com transtorno de personalidade borderline, uma condição caracterizada por alterações do humor, insegurança, medo de abandono e tomada de decisões impulsivas, enquanto os outros treze voluntários eram clinicamente normais.

Cada voluntário tomou uma dose de oxitocina ou de um placebo e, em seguida, jogou video games em que ele ou ela deveria colaborar com um colega. A brincadeira era um jogo de confiança: se dois jogadores ganhassem juntos, teriam seis dólares cada. Mas cada pessoa também poderia desistir e reivindicar quatro dólares somente para si.

Para os voluntários clinicamente normais, a oxitocina agiu como esperado e amplificou os sentimentos de confiança e camaradagem. Em comparação com as pessoas que tomaram o placebo, aqueles contagiados pela droga do amor estavam mais propensos a pensar o melhor para a dupla e trabalhar em equipe.

Porém, para os pacientes com transtorno de borderline, o oposto ocorria. Ou seja, aqueles que tomavam oxitocina tornaram-se significativamente mais desconfiados. Considerando que seus parceiros iriam desistir a qualquer momento, os voluntários optavam por sair preventivamente do jogo, reclamando o dinheiro para si.

Em linhas gerais, o estudo mostra que se você tende a confiar nas pessoas, a oxitocina amplifica essa ação. Mas se você carrega algum tipo de ansiedade social e e suspeita, o hormônio também ampliará esses sentimentos, o que vai de encontro com a ideia de que a oxitocina pode ser usada para tratar o autismo e outras condições que envolvam dificuldades sociais. [Life's Little Mysteries]


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Um comentário:

  1. Recentemente postei no meu blog (http://elderbio.blogspot.com/2011/02/os-sentidos-no-amor.html) um texto a respeito do papel dos sentidos na hora do amor, como sigo o seu blog, vi que esse post enriquece demais o que escrevi.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.