domingo, 27 de fevereiro de 2011

Novos casos de hanseníase têm queda de 27% em 6 anos

Apesar da ligeira queda em casos de hanseníase, o Ministério da Saúde adverte que a doença ainda é problema de saúde pública. Em 2003 eram 51.941 casos, já em 2009 a incidência passou para 37.610.

Um estudo mostra ainda que o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase aumentou em 45,9% entre 2003 e 2009. Para alertar ainda mais a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, é que o especialista insiste na procura da unidade de saúde mais próxima, assim que aparecerem as primeiras manchas esbranquiçadas na pele.

Entre os sintomas estão as manchas avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

“A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, e não é hereditária, como muitos imaginavam. É capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado”, explica a tutora do Portal Educação, farmacêutica Jeana Escher de Souza.

No caso da pele, a doença pode atingir várias partes do corpo e nervos como braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A hanseníase tem cura e quando não tratada pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de “a doença mais antiga do mundo”, afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito.
www.corposaun.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.