
Entre os sintomas estão as manchas avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
“A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, e não é hereditária, como muitos imaginavam. É capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado”, explica a tutora do Portal Educação, farmacêutica Jeana Escher de Souza.
No caso da pele, a doença pode atingir várias partes do corpo e nervos como braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A hanseníase tem cura e quando não tratada pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de “a doença mais antiga do mundo”, afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito.
www.corposaun.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário