Que fumar faz mal à saúde todo mundo sabe. Mas quanto, exatamente, o “parar de fumar” tornará a vida do fumante melhor? Aqui estão 10 aspectos que mostram benefícios de largar o cigarro.
Benefícios de parar de fumar: o coração agradece.
by Roberto M.
Por que alguém começa a fumar hoje em dia, com o nível de informações que se tem, é algo inexplicável.
Se é por autoafirmação, teimosia, por querer aparecer ou por mera hipocrisia eu não sei, mas, do primeiro cigarro ao vício é um “pulinho”.
A nicotina age no sistema nervoso central gerando falsas sensações de prazer que, certamente, trarão sofrimentos no futuro.
Já falei outro dia sobre os malefícios do fumo e todo mundo sabe que o tabaco exerce efeito nocivo, principalmente sobre os aparelhos respiratório, circulatório e digestivo, bem como sobre o sistema nervoso.
Hoje, ao invés de falar dos malefícios, vou falar dos benefícios. Não dos benefícios do fumo, é lógico. Mas, das coisas boas que acontecem quando se para de fumar, quando se deixa para trás o vício do tabagismo.
Vou listar 10 aspectos que deveriam influenciar positivamente um indivíduo a largar o cigarro e, depois, como evolui, no tempo, a saúde de quem deixou o vício.
Benefícios de largar o vício de fumar
1 – Melhoria das atividades sexuais
Parar de fumar melhora o fluxo de sangue do corpo e, portanto, melhora a sensibilidade do indivíduo.
Homens que param de fumar podem obter melhores ereções. Mulheres vão perceber que seus orgasmos melhorarão e que elas se excitarão com mais facilidade.
É também percebido que os não-fumantes são três vezes mais atraentes, para potenciais parceiros, que os fumantes (uma das vantagens, talvez, seja a ausência do cheiro característico).
2 – Melhoria da fertilidade
As não fumantes engravidam com maior facilidade. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e pode fazer com que o esperma dos homens seja mais potente.
Tornar-se um não-fumante aumenta a possibilidade de engravidar através de fertilização in vitro e reduz a probabilidade do aborto espontâneo.
E o mais importante: quem não fuma tem uma probabilidade muito maior de dar à luz um bebê saudável.
3 – Aparência da pele mais jovial
Tem-se percebido que parar de fumar torna o envelhecimento facial mais lento e retarda o aparecimento de rugas.
A pele de um não-fumante retém mais nutrientes, incluindo oxigênio, e não tem aquela característica palidez de face que os fumantes costumam ter.
4 - Dentes mais brancos
Desistir do tabaco faz com que os dentes parem de amarelar e manchar. Além do mais, o hálito ficará muito mais fresco.
Ex-fumantes são menos propensos, do que os fumantes, a ter doença gengival e a perder os dentes prematuramente.
5 – Melhoria da respiração
As pessoas respiraram mais facilmente e tossem menos quando deixam de fumar. Isso porque a capacidade pulmonar melhora em até 10% no prazo de nove meses.
Quando se tem 20 ou 30 anos, o efeito do tabagismo sobre a capacidade pulmonar pode não ser perceptível até que se vá praticar algum esporte, mas a capacidade pulmonar diminui naturalmente com a idade.
Nas idades avançadas, uma boa capacidade pulmonar pode significar a diferença entre ter um envelhecimento ativo e saudável ou ter sempre aquele terrível chiado no peito quando se vai para uma simples caminhada ou subir alguns degraus de escada.
6 - Vida mais longa
Metade dos fumantes inveterados, que fumam há muito tempo, morrem mais cedo devido a doenças relacionadas com o tabagismo, incluindo doenças cardíacas, câncer de pulmão e bronquite crônica.
Pessoas que param de fumar por volta dos 30 anos adicionam, pelo menos,10 anos à sua vida. Pessoas que largam o vício aos 60 anos adicionam três anos à sua vida.
Em outras palavras, nunca é tarde demais para se beneficiar com o término do vício de fumar. Parar, não só acrescenta anos à vida, como também melhora muito a chance de uma velhice mais feliz, com maior mobilidade e livre de enfermidades.
7 - Menos estresse
Estudos científicos mostram que os níveis de estresse das pessoas são mais baixos depois de parar de fumar.
A adição da nicotina no organismo faz com que os fumantes fiquem estressados nos intervalos entre um cigarro e outro. A agradável sensação de satisfação que se apresenta é apenas temporária e não é uma verdadeira cura para o stress.
Além disso, os níveis melhorados de oxigênio no corpo significa que os ex-fumantes podem se concentrar melhor e aumentar o bem-estar mental.
8 - Melhoria do olfato e do paladar
Eliminar o hábito de fumar dá um grande impulso aos sentidos do olfato e do paladar. O corpo se recupera do entorpecimento causado pelas centenas de produtos químicos tóxicos encontrados nos cigarros.
9 - Mais energia
Dentro de 2 a 12 semanas após parar de fumar, a circulação melhora sensivelmente. Isso faz com que toda a atividade física, incluindo caminhada e corrida, se torne muito mais fácil de ser realizada.
A ausência do cigarro também estimula o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente no combate a gripes e resfriados.
O aumento do oxigênio no corpo faz com que ex-fumantes fiquem menos cansados e menos propensos a dores de cabeça.
10 – Ajuda na saúde dos entes queridos
Ao parar de fumar, automaticamente, existirá a proteção da saúde dos amigos não-fumantes e familiares.
O tabagismo passivo aumenta o risco de um não-fumante adquirir câncer de pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
O fumo passivo faz as crianças aumentarem duas vezes o risco de terem doenças do tórax, incluindo pneumonia, laringite e bronquite, além de infecções de ouvido, chiado no peito e asma. Elas também têm três vezes mais risco de contrair câncer de pulmão na vida adulta em comparação com as crianças que vivem com não-fumantes.
A MELHORA DA SAÚDE COM O PASSAR DO TEMPO APÓS PARAR DE FUMAR
Para resumir e ilustrar quantitativamente todos esses benefícios, veja, nessa linha do tempo, o que acontece após o último cigarro:
- Após 20 minutos: a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal.
- Após 24 horas: os pulmões começam a limpar.
- Após 2 dias: o corpo estará isento de nicotina e os sentidos de paladar e olfato melhoram.
- Após 3 dias: a respiração estará mais facilitada e a energia estará aumentada.
- Após 2 a 12 semanas: a circulação melhora.
- Após 3 a 9 meses: tosse, chiado e respiração melhoram significativamente.
- Após 1 ano: o risco de ataque cardíaco é metade do de um fumante.
- Após 10 anos: o risco de câncer de pulmão é metade do de um fumante.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário