Você já ouviu falar do refluxo grastroesofágico?
Esse é um problema de saúde bem mais comum do que a gente imagina. Para entendermos com ele acontece, é necessário conhecer um pouco do aparelho digestivo. Depois de mastigado, o alimento passa pela faringe, desce pelo esôfago e cai no estômago. No encontro entre o esôfago e o estômago, existe uma espécie de válvula, que se abre para que o alimento passe e se fecha rapidamente. Ela existe para impedir que os ácidos usados na digestão agridam as paredes sensíveis do esôfago.
Refluxo
A origem do refluxo
Causas do problema
Em algumas pessoas, pode ocorrer um enfraquecimento dessa área de junção entre o estômago e o esôfago. Nesses casos, uma parte do estômago se eleva, surgindo a chama hérnia de hiato. Quando isso acontece, os líquidos ácidos sobem até o esôfago, podendo atingir a laringe, a traqueia, os brônquios e até o pulmão. Assim, o refluxo, ou seja, o retorno do suco gástrico, costuma causar não só problemas no aparelho digestivo, mas também no sistema respiratório.
Sintomas do refluxo
Esse processo leva ao aparecimento de alguns sintomas. O principal deles é a azia ou queimação, sobretudo durante à noite. Essa sensação é causada pela passagem do ácido pelo esôfago e é mais comum quando o indivíduo se encontra deitado, pois a posição favorece a volta do suco gástrico. Veja outros sintomas:
dor no peito;
problemas respiratórios;
peso no estômago;
indigestão.
O que fazer?
Quem sente azia com frequência e tem a sensação de que parte da comida está “voltando pela garganta”, deve procurar um médico para realização do diagnóstico. Sabe-se que alguns alimentos, como o café e o chá preto, contribuem para o aparecimento do refluxo e, por isso, devem ser evitados. O indivíduo com a doença também precisa evitar a ingestão de alimentos antes de dormir. Em alguns casos, o especialista pode aconselhar a laparoscopia, uma cirurgia simples que costuma solucionar o problema.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/doencas/o-que-e-refluxo-gastroesofagico/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário