A frutose, é o mais doce dos açúcares, é um carboidrato simples, também conhecida como açúcar da fruta ou levulose. Tem a mesma fórmula química da glicose ou açúcar no sangue, estimula as papilas gustativas e produz uma sensação doce.
É um açúcar simples natural que se encontra em frutas, como maçãs, sucos de frutas, mel e vegetais. Em sua forma pura, a frutose tem sido usada como um adoçante desde meados do século XIX e tem vantagens para certos grupos, como as pessoas com diabetes e aquelas pessoas que tentam controlar o seu peso.
Tal como acontece com o açúcar de mesa, a frutose pode ser comprada no supermercado, ambos podem ser utilizados da mesma maneira na cozinha caseira e podem ser encontrados em alimentos processados, tais como sobremesas, produtos lácteos e conservas.
Alimentos Ricos Em Frutose
Como já mencionado, a frutose é um açúcar natural encontrado em frutas, e em parte dos alimentos processados, embora possa estar em uma variedade de alimentos que são vendidos no mercado, a partir do nosso site, te contamos os destaques:
Frutas: Os frutos da árvore são conhecidos por serem ricos em frutose, como maçãs, peras, fruto do agave, bananas, uvas e frutas cítricas; qualquer alimento que contenha essas frutas tem como ingrediente principal altos níveis de frutose, como acontece com os alimentos para bebê. Melões, melancias e frutas como amoras e framboesas são ricas em frutose.
Frutos secos: Os frutos secos contêm quantidades concentradas de frutose, o que aumenta o seu teor de açúcar, e incluem figos, tâmaras, abacaxi, maçã e passas.
Bebidas e sucos de frutas: As bebidas com cafeína, refrigerantes de todos os sabores, refrescos, bebidas carbonadas e sucos de frutas contêm frutose. Os sucos de frutas como agave, maçã e pêra contêm grandes quantidades de frutose e outros sucos de frutas, como de uva, manga, romã, laranja e grapefruit.
Alimentos Processados: Os alimentos preparados comercialmente podem conter altos níveis de frutose, como o ketchup, condimentos, sopas, picles doces, congelados, conservas, pães e biscoitos. Os produtos assados que são comercializados, como bolos, brownies, barras energéticas, biscoitos, croissants e donuts são geralmente ricos em frutose.
Molhos e Temperos: Alguns alimentos ricos em frutose incluem o molho agridoce, melaço, molho de churrasco, molho de frutas e mel; assim como os temperos para saladas, geleias e compotas de frutas podem ser ricas em frutose.
Benefícios Da Frutose:
Uma das maiores vantagens da frutose é que pode ser armazenada por longos períodos de tempo, em alguns casos, até seis meses; permite que o alimento mantenha o seu sabor, frescura e sabor por muito mais tempo do que com o uso da sacarose.
Quando se utiliza a frutose para cozinhar os alimentos assados, pode fornecer ao alimento uma cor marrom suave e um delicioso aroma.
Devido ao seu baixo índice glicêmico, a frutose não afeta o nível de glicose pessoal e te ajudará a manter um peso saudável. A frutose natural possui um adoçante que é usado de forma mais lenta e fornece mais energia do que o açúcar comum, o que lhe permite queimar calorias.
Uma diferença importante é que a frutose é até duas vezes mais doces do que a sacarose e mais doce que outros adoçantes, portanto, é necessária uma menor quantidade para preparar um produto de sabor doce. Isso ajuda aqueles que tentam perder peso, porque reduz as calorias.
fonte:http://wvvw.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/quais-os-alimentos-que-contem-frutose-e-quais-sao-seus-beneficios-2129359
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário