A alimentação saudável está muito em voga na atualidade. Nesse contexto, os alimentos integrais ganharam fama, mas você sabe porque eles são tão importantes? Não dúvida de que os cereais, grãos e farinhas integrais são nutricionalmente melhores que os mesmos alimentos refinados. Isso acontece porque a versão integral preserva nutrientes que são perdidos no processo de refinamento. Entenda melhor essa diferença!
Vamos usar o arroz como exemplo. Originalmente, todos os grãos são cobertos por uma casca. Para que ele possa ser consumido, essa casca é retirada. Depois o grão é clareado e polido, ficando bem branquinho, como o conhecemos. Nesse processo, alguns nutrientes e boa parte das fibras do arroz são eliminados. O arroz integral não passa pelo refinamento. Por isso ele é mais escuro e bem mais nutritivo que o arroz branco. O mesmo acontece com outros alimentos, como o trigo.
Benefícios dos Integrais
Um dos pontos fortes dos alimentos integrais é a presença de fibras. Elas são responsáveis por dificultar a absorção de gorduras pelo organismo durante a digestão. Além disso, as fibras podem aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuir o apetite. Por não ser digerida, a fibra participa da formação do bolo fecal, ajudando no bom funcionamento do intestino. Por isso, os alimentos integrais:
Ajudam no controle do colesterol;
Combatem a prisão de ventre;
Regulam a glicose no sangue;
Favorecem o emagrecimento.
Mas não são só as fibras que são encontradas nos alimentos integrais. Eles também contêm mais vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Esses nutrientes fortalecem as defesas do organismo e melhoram o funcionamento de vários sistemas do corpo humano.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/alimentacao-saudavel/por-que-comer-alimentos-integrais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário