Passar horas na academia pode não ser a solução se você tiver o chamado “gene da gordura”, diz estudo.
Os cientistas acreditam que cerca de 9 em cada 10 pessoas obesas estão gordas por causa de seus genes e não porque elas “não ligam para uma vida saudável”.
Eles dizem que o gene é tão poderoso que, quando ativado em ratos, faz com que eles fiquem 2 vezes mais gordos e com diabetes.
Ao estudar apenas uma família, os cientistas foram capazes de compreender e identificar o gene defeituoso chamado CEP19 – que transforma indivíduos saudáveis em obesos.
A equipe da Escola de Medicina Icahn, nos EUA, descobriu que o gene ativado em camundongos fez com que esses pequenos mamíferos quisessem comer muito mais que o normal para a espécie, além de não querer queimar calorias, o que levava a obesidade mórbida.
Eles ainda acreditam que este gene tem um papel vital na determinação dos níveis de apetite e de energia. Isso significa que quando ele está funcionando devidamente, pode ajudar as pessoas a ficarem magras. No entanto, quando sofre mutação, pode aumentar o apetite, levando ao acúmulo de peso.
O geneticista Dr. John Martignetti, disse: “A partir da descoberta de genes em uma única família com obesidade mórbida, estes estudos levaram à identificação de um gene que parece ser fundamental para a regulação do estado nutricional. Este gene está presente não só nos seres humanos, mas também em ratos e seres vivos de apenas uma única célula”.
Segundo o Dr. Martignetti, a Natureza considera esse gene tão importante que o conservou ao longo dos últimos 700 milhões de anos.
A família escolhida para o estudo mora no norte de Israel. Foram analisados 31 membros não-obesos e 13 obesos. Os pesquisadores acreditam que o desenvolvimento de uma terapia gênica poderia evitar o risco de obesidade e doenças como o diabetes tipo 2.
A mutação nesse gene ainda pode levar a doenças em órgãos como fígado, rim, pâncreas e também nos ossos.
fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/3237-gene-da-gordura-90-dos-obesos-podem-ter-mutacao-que-os-programam-para-comer-mais
por Osmairo Valverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário