O iogurte também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. (Foto: iStock)
Pode ser que poucos saibam, mas o iogurte contém nutrientes importantes para a manutenção da saúde corporal. Cabem em um copinho carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B, e minerais, como o zinco e o cálcio. Se você já faz uso dele, parabéns. Se não faz, mudará de ideia depois que ficar por dentro das maravilhas que essa iguaria milenar é capaz.
De acordo com a nutricionista da Yogoothies, Caroline Scherrer, o iogurte - leite que sofre fermentação - é um alimento saudável e nutritivo. "Ele traz diversos benefícios, como fornecimento de energia, renovação dos tecidos corporais, fortalecimento do sistema imunológico, ação antioxidante, proteção das células nervosas e do sangue", explica.
O cálcio contido no iogurte merece uma observação. Além de participar dos processos de estruturação dos ossos e dentes, impulsos nervosos, contrações musculares e coagulação do sangue, ele também tem sido relacionado à perda e manutenção do peso corporal. "Ele possui capacidade de interferir no desenvolvimento das células de gorduras e de impedir a absorção de parte da gordura proveniente das refeições", diz a especialista.
Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por causa da vitamina A e do zinco. "Os iogurtes que contém microrganismos probióticos, além de conter esses nutrientes, também são capazes de reduzir infecções e melhorar a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da saúde", ressalta Caroline.
Mas tenha cuidado ao comprar. Nem todos são probióticos. "Os Lactobacillus delbrueckii e os Streptococcus salivarius, microrganismos mais utilizados na fabricação do iogurte, não possuem efeitos probióticos cientificamente comprovados. Porém, muitos iogurtes sofrem a adição de outros microrganismos, tais como o Lactobacillus casei e o Bifidumbacterium animalis, por exemplo, que são capazes de chegar vivos ao intestino, o que garante a sua ação probiótica", revela a nutricionista.
E, vamos combinar? Quando o intestino funciona bem tudo melhora, até o humor. "Isso acontece porque os microrganismos presentes neste alimento são capazes de inibir a proliferação de bactérias causadoras de infecções gastrointestinais e capazes de fazer com que o nervo que conecta o intestino ao cérebro transmita sinais causadores de sensações como medo e ansiedade", explica.
Para colher os benefícios, o consumo deve ser regular. "Ele é um alimento pertencente ao grupo de laticínios. Em média, a ingestão diária recomendada de alimentos deste grupo é duas a três porções, o que equivale de duas a três xícaras de leite ou iogurte, ou a 40 g de queijo branco", ensina Caroline.
Versátil, é possível utilizar o iogurte em vários preparos, conforme sugere a nutricionista. "Pode ser utilizado como ingrediente para preparação de diversas receitas doces ou salgadas, além de ser utilizado in natura de diversas maneiras. Seu consumo pode ser incorporado aos cereais e grãos, o que além de ser uma combinação saborosa, também fornece maior quantidade de nutrientes essenciais para a manutenção das funções corporais e de energia para a realização de atividades físicas", observa.
A especialista também ressalta que as frutas são uma boa opção de combinação e perfeitas para incrementar o iogurte nos dias mais quentes. "O ideal é sempre intercalar as variações para garantir a ingestão de uma maior diversidade de nutrientes e impedir que o consumo diário do iogurte não se torne enjoativo", ressalta.
fonte:http://br.mulher.yahoo.com/iogurte-benef-cios-em-colheradas-113600139.html
Por Carolina Mouta | Yahoo Contributor Network
Nenhum comentário:
Postar um comentário