A hipercolesterolemia é uma doença que, em certo sentido, pode ser facilmente diagnosticada, principalmente porque apenas é necessário determinar os níveis de colesterol no sangue, mediante uma análise laboratorial, ou com uma simples picada no dedo e em poucos minutos saberemos qual é o nosso nível de colesterol.
Para poder realizar corretamente o diagnóstico, você deve conhecer, pelo menos, duas determinações dos níveis de colesterol, especialmente porque os números estão sujeitos a flutuações, como, por exemplo, o estresse ou o clima.
Devemos levar em conta que é essencial manter os níveis de colesterol no sangue, tanto estáveis como dentro do que é considerado normal, considerando os seguintes dados:
Colesterol Total inferior a 200 mg/dl.
Triglicérides inferiores a 200 mg/dl.
LDL (colesterol ruim) inferior a 150 mg/dl.
Em todo caso, o nível mais baixo de colesterol no sangue tem um menor risco de desenvolver certas doenças cardiovasculares.
Lembre-se que manter um estilo de vida saudável é essencial, incluindo em nossa dieta diária o consumo de frutas e verduras, e não consumir tantas gorduras saturadas.
Os níveis elevados de colesterol (problema diagnosticado com nome hipercolesterolemia) é um risco para a nossa saúde, especialmente porque se não for controlado e não se “trabalha” saudavelmente falando para reduzi-lo, pode chegar a um impacto muito sério na saúde da pessoa.
Sugere-se que se considera elevado o colesterol quando os níveis de colesterol total superam a 200 mg/dl; quando os níveis de LDL (colesterol “ruim”) são superiores a 130 mg/dl; os de HDL (colesterol “bom”) são inferiores a 40 mg/dl.
A principal causa do aumento do colesterol é o consumo excessivo de gordura, especialmente porque o consumo de gordura saturada aumenta estes níveis, enquanto que as gorduras insaturadas aumentam a sua eliminação e sua degradação de sais biliares, fazendo com que diminua a concentração total de colesterol.
No entanto, e de acordo com a Associação Americana do Coração, os genes também desempenham um papel importante, especialmente porque há evidências de pessoas que consomem dietas não tão saudáveis e têm um nível de colesterol baixo; no entanto, existem outras que mantêm uma dieta consideravelmente saudável, mas que possuem níveis elevados de colesterol.
O principal problema do chamado colesterol ruim (LDL) é que, em excesso, se acumula nas artérias (arteriosclerose), dificultando o trânsito de oxigênio através do sangue, e impedindo que o nosso coração ou nosso cérebro funcionem corretamente.
É muito importante, por tudo isso, realizar a cada ano um estudo dos nossos níveis de colesterol, através de exames de sangue que nos ajudam, a saber, como nos encontramos a nível geral. No caso de diagnóstico de alto nível de colesterol, devemos seguir as orientações e o tratamento indicado pelo nosso médico, para conseguir reduzi-lo.
Neste momento, uma mudança em nossa dieta e estilo de vida é essencial, incluindo parar de fumar e de beber álcool em grandes quantidades.
fonte:http://wvvw.saudedicas.com.br/doencas/o-que-e-a-hipercolesterolemia-2529185
imagem:webenfermedades.salud.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário