Pesquisadores descobriram um gene que provoca asmas em crianças.
A descoberta pode fornecer uma esperança para milhões de pessoas em todo o mundo que aguardam por tratamentos mais eficazes ou até mesmo a cura.
A versão “defeituosa” do gene enfraquece o revestimento das vias aéreas, deixando as pessoas vulneráveis à doença respiratória. Só no Reino Unido, mais de 5,4 milhões de britânicos sofrem com o problema. A doença já causou 1.143 mortes em 2010 no país.
Foto: Reprodução / The Guardian
No mundo, os números são ainda mais alarmantes. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, no planeta existem 300 milhões de pessoas com asma e 250.000 morrem todos os anos por complicações e crises agudas.
Os cientistas querem, a longo prazo, desenvolver uma terapia gênica que possa substituir o DNA defeituoso por sua versão saudável – o que poderia literalmente curar os pacientes.
“A descoberta fornece esperança para os indivíduos com asma grave, já que o gene parece desempenhar um papel importante para pessoas com esta condição”, disse o Dr. Hakon Hakonarson, do Hospital Infantil da Filadélfia, EUA.
fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/3210-esperanca-cientistas-encontraram-o-gene-que-desencadeia-a-asma
por Osmairo Valverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário