Veículo para a primeira proteína estranha a ser introduzida no estômago das crianças, o leite de vaca pode provocar reações alergias ao ser humano. Apesar de ser mais comum no público infantil, a alergia a lactose contida na bebida também pode atingir os adultos.
A intolerância à lactose se dá devido a incapacidade do organismo de digerir quantidades significativas do açúcar do leite. Essa incapacidade resulta da falta de quantidade suficiente de uma enzima (lactase) no interior das dobras do intestino.
Nas pessoas alérgicas, a lactose continua dentro do intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido lático e gases. Os sintomas de quem sofre com intolerância à lactose são dores abdominais, diarréia e até vômitos.
Uma vez diagnosticada a alergia a lactose, o alimento deve ser eliminado da alimentação. Os médicos sugerem a substituição do leite de vaca comum por um sem lactose. O leite com UHT hidrolisado pode ser usado também na preparação de iogurte, bolos, pudins e outras iguarias, sem provocar a intolerância no indivíduo alérgico.
equipebemstar
Por Carolina Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário