Por Lais
Célula do dente de leite pode ter função curativa no tratamento de autismoUma nova descoberta fará pais guardarem os dentes de leite dos filhos. Pesquisadores brasileiros informaram que a polpa dos dentes ajuda a criar células-tronco que podem dar origem a qualquer outra do corpo humano.
O objetivo da técnica é usar para tratar crianças com autismo já que as células-tronco adultas dos dentes conseguem regredir e podem originar qualquer parte do corpo humano. A invenção pode tornar o processo de cura menos traumático.
Para chegar às células-tronco adultas do dente, houve o processo de regressão até um estágio pluripotente induzido (ou iPS, em inglês), que tem propriedades semelhantes às das versáteis células-tronco embrionárias.
De acordo com a pesquisadora líder do trabalho, Patrícia Beltrão Braga, da USP, as células dos dentes têm algumas proteínas encontradas nas células embrionárias. “Isso nos fez levantar a hipótese de que a reprogramação poderia ser mais rápida e eficiente”, ressalta ela. Há indícios que as células dentárias têm semelhanças com as do sistema nervoso.
Segundo o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, há uma observação muito importante sobre a pesquisa, que é a questão da tendência da célula a se diferenciar em um tipo celular, ou seja, a questão da memória. “Se tende para um lado, então não seria bem uma célula tronco embrionária. Por isso, deixar de lado a ideia de utilizar embriões inviáveis para obtenção ainda é cedo, mas a possibilidade de utilização de células do tecido nervoso é muito promissora, uma vez que é um tecido com taxa de regeneração tendendo a zero”, explica Costa.
É sumamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados decíduos, dentes-de-leite ou dentes temporários. Eles realmente são temporários, porém nem por isto devem ser descuidados.
Os dentes-de-leite, são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, para que seja efetuada uma boa mastigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário