Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
sábado, 16 de abril de 2011
Quem tem medo de altura poderá ser curado com comprimido de hormônio
Você tem medo de subir em lugares altos? Um trauma de infância que passou a virar fobia e prejudicar a sua vida? Calma, pois um tratamento pode ir além da sala do psicólogo. Cientistas na Universidade de Basel, na Suíça afirmam que comprimidos de hormônio do estresse, o cortisol, podem ajudar pessoas a superar o medo de altura.
Cerca de 40 pacientes foram submetidos à terapia comportamental junto com comprimidos de cortisol e placebos, todos os participantes sofriam de medo de altura. Após as análises foi possível detectar que o cortisol junto com a terapia comportamental apresentou uma grande redução do medo.
“Apesar do resultado, é importante destacar que o cortisol é um corticoide com efeitos numerosos e disseminados no organismo, promovendo alterações no metabolismo proteico, lipídico e de carboidratos, além de atuar na retenção de líquidos e na manutenção normal de vários sistemas, incluindo cardíaco, renal, endócrino entre outros”, explica o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa. O tutor ainda completa dizendo que “no futuro o uso deve ser muito bem avaliado”.
Durante o tratamento, os 40 pacientes que participaram da pesquisa sofriam de vertigens e, durante uma semana, tiveram três sessões da terapia de confrontação de seu medo. O grupo foi dividido e uma metade recebeu um comprimido de cortisol uma hora antes da sessão de terapia, a outra metade recebeu um comprimido de placebo. Os pacientes eram em seguida expostos a situações de medo de altura por meio de realidade virtual.
Os traumas foram medidos no período de três a cinco dias depois da terapia e um mês depois da última exposição à situação de medo. A análise do medo dos pacientes foi feita por meio de questionários e sensores colocados na pele. Aqueles que receberam comprimido de cortisol mostraram uma diminuição significativa no nível de ansiedade, em comparação com os pacientes que receberam o placebo.
Por Lais
http://www.corposaun.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário