Página Inicial - Alimentação - Alimentação saudável - Alzheimer - Anabolizantes - Bem Estar -Caminhadas - Célula Tronco -Dicas de Saúde -Diabetes -Dietas - Disfunção Erétil - Disfunções sexuais - Doenças Infecciosas e Parasitárias - Entenda a cor dos alimentos -Exercícios Físicos -Fertilidade Masculina -Gripe Suína -Hipertensão - Mal de Parkinson - Manual da boa prática Urológica -Nutrição -Receitas para Diabéticos - Saúde Infantil -Saúde da Mulher -Saúde do Homem -Tabagismo -Terapia Gerson -Terceira Idade -Urologia -Vídeos o
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Câncer de Pulmão, sem glamour
Iniciando o artigo para explicar o título : não, não existe tipos de câncer que tenham glamour, o brilho era do agente principal da doença. Nas últimas décadas até ser proibida pela Lei 10.167 / 2000, a propaganda de cigarro era intensa, associada a mensagens de sucesso, prazer e estilo de vida.
O glamour era associado até nas marcas, com seus slogans inconfundíveis : "o importante é ter charm" fazendo associação ao consumo da marca para quem tivesse elegância e estilo de vida superior. A marca era premium, com preço superior aos demais.
Mas assim como no conto de Robert Louis Stevenson, O médico e o monstro (Dr. Jeckyll & Mr. Hide), a indústria tabagista mostra apenas seu lado bom e respeitável (Dr. Jeckyll), escondendo a sua perigosa e mortal face (Mr. Hyde). Segundo um estudo publicado na revista Nature o uso de tabaco é a principal causa de NSCLC (¹) , a maioria dos previamente identificados com câncer de pulmão associada à alterações genéticas moleculares estão relacionados com o tabagismo. A pesquisa foi feita pela eqipe do Dr. Jiang F, do Departamento de Patologia da Escola de Medicina - Universidade de Maryland, Baltimore, EUA.
Outra noticia relacionada a câncer do pulmão, também publicada na Nature, narra a descoberta de um gene que através de uma alteração pode ser a responsável por espalhar o câncer de pulmão pelos demais órgãos do corpo. Conduzida por uma equipe do David H Koch Institute for Integrative Cancer Research, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, a pesquisa descobriu a existência de redução nas atividades do gene NKX2-1 em amostras de câncer de pulmão humano. Essa redução, segundo a equipe, estaria associada às altas taxas de mortalidade em pacientes com esse tipo de câncer. Isso porque o gene que teve a ação minimizada é responsável por codificar uma proteína que tem a função de ‘ligar’ e ‘desligar’ outros genes ligados à doença
(¹) NSCLC (No Small Cells Lung Cancer, sigla em inglês) é a principal causa de morte relacionada com cancro (tumor)
http://pharisfaces.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Conteúdo de terceiros
O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site.
Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário