Por Lais
Nem sempre fazer uma dieta saudável pode significar que o indivíduo está ingerindo corretamente os níveis ideais de colesterol no sangue. Às vezes, as pessoas não são as principais culpadas pelo elevado colesterol. Muita gente não sabe, mas o fígado também produz colesterol e, em alguns casos (como herança genética, por exemplo), produz em excesso.
Fazer o uso de medicamentos pode auxiliar na mudança do curso da doença, mas é possível fazer isso consumindo alimentos especiais que ajudam a melhorar o perfil das gorduras do sangue.
A aveia, por exemplo, é o alimento mais rico em fonte de fibras solúveis e ela pode substituir o carboidrato nas refeições. Os alimentos integrais, no geral, também oferecem fibras solúveis e podem fazer parte de praticamente todas as refeições.
As frutas como o morango e a maçã também ajudam a controlar o colesterol porque são ricas em pectina, outro tipo de fibra solúvel. Os grãos também são excelentes, como o feijão, por exemplo, que possui efeito na redução do colesterol e propicia ainda saciedade, o que acaba por facilitar o controle do peso ideal.
“É importante lembrar que os alimentos devem ser consumidos diariamente para que os benefícios proporcionados sejam favoráveis ao organismo”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.
Podemos destacar também vegetais e legumes como o quiabo e a berinjela, além da castanha do Pará, nozes e amêndoas que são ricas em gorduras protetoras e antioxidantes. Além disso, há óleos vegetais como soja, milho, canola e girassol e peixes gordos como salmão e truta que devem estar inclusos no cardápio de duas a três vezes por semana.
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.
http://www.corposaun.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário