Por Lais
Infecções nos ouvidos podem ser causadas por doenças respiratóriasAs infecções que acometem os ouvidos, denominadas otites, podem atingir o ouvido externo ou médio e podem ser classificadas em agudas ou crônicas conforme a evolução e o período de duração do processo inflamatório. “As causas são variadas. As otites podem surgir a partir de doenças que atingem as vias respiratórias, pelo uso de cotonoides e excesso de umidade”, afirma Rita de Cássia C. Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR e coordenadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ).
A otite externa está ligada a proliferação de bactérias, em especial quando o indivíduo toma banhos na piscina ou no mar e entra água nos ouvidos. “Lesões causadas pela inserção de objetos também podem facilitar o surgimento de infecções. O uso de cotonoides, por exemplo, pode empurrar cerume para o interior do canal auditivo, provocando a retenção de água e provocando o desenvolvimento de bactérias e fungos prejudicando ainda mais a saúde dos ouvidos”, esclarece.
Já a otite média é a inflamação da mucosa do ouvido médio, normalmente acompanhada de acúmulo de secreção no seu interior e febre. Mais comum nas crianças, a patologia é dolorosa, já que os ouvidos ficam inflamados. “Ela pode surgir com doenças como gripe, sinusite, hipertrofia das amígdalas e da adenóide e rinite alérgica, que congestionam as vias aéreas superiores. Neste caso o tratamento deve contemplar a infecção respiratória também”, explica à especialista.
Segundo Rita de Cássia, para evitar que as otites afetem os ouvidos há algumas recomendações fundamentais, como o uso de protetores auriculares ao entrar em piscinas, rios ou mar para nadar na otites crônicas. “Tratar as secreções nasais para evitar o acúmulo causado por gripes e resfriados é indicado principalmente para as crianças, que estão mais suscetíveis a este tipo de doença devido ao sistema imunológico estar em um período de desenvolvimento”, observa.
Uma boa dica para as mães que estão no período de amamentação é evitar alimentar o bebê deitado, já que esta posição favorece a entrada de secreções no ouvido da criança. “Secar a orelha com cuidado após o banho, evitar receitas caseiras para curar dores de ouvido e procurar um médico assim que surgirem dores, coceiras intensas ou alguma alteração na audição garante uma boa saúde para os ouvidos”, finaliza.
http://www.corposaun.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário