quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Casos de linfoma crescem em todo o mundo

Por Mondarto
Casos de linfoma crescem em todo o mundoO número de novos casos de linfoma não Hodgkin, como o do ator Reynaldo Gianecchini, duplicou nos últimos 25 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). E segundo a literatura médica internacional, o número de casos da doença cresce entre 3% e 4% ao ano. Em 2009, no Brasil, foram registrados 9.100 novos casos. Os médicos ainda não sabem por que isso vem acontecendo.

Carlos Chiattone, professor de hematologia e oncologia da Santa Casa de São Paulo, afirma que o envelhecimento da população pode estar entre as causas. Segundo ele, o linfoma atinge todas as faixas etárias, mas incide mais em quem passou dos 60 anos.

Causas ambientais também são investigadas, como o uso de pesticidas. Mesmo assim nem todas essas causas somadas dariam conta de explicar o fenômeno.

Os linfomas se dividem em duas grandes categorias: Hodgkin e não Hodgkin. A diferença está no tipo de célula detectada no exame patológico usado para diagnosticar a doença.

O caso do ator Reynaldo Gianecchini é de linfoma não Hodgkin, mesmo tipo detectado no presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em 2010, e na presidenta brasileira Dilma Rousseff, em 2009. De acordo com a médica Yana Novis, coordenadora de onco-hematologia do Hospital Sírio-Libanês, onde o ator de Gianecchini está internado, de tipo Hodgkin têm um prognóstico um pouco melhor, mas não dá para generalizar as chances de cura de cada paciente.

O tratamento dos linfomas não Hodgkin é feito com químio e imunoterapia. É usado um tipo de anticorpo que se liga às células de câncer. Isso permite às defesas do paciente destruir as células do linfoma.

O médico Carlos Chiattone afirma que as chances de cura ficam em torno de 60%. Mas isso depende da condição física do paciente, alerta. Segundo o oncologista, alguns sintomas da doença são inchaço indolor dos gânglios e suor noturno.
http://www.corposaun.com/




Assinantes


Fãs


Seguidores


Artigos


Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.