terça-feira, 2 de agosto de 2011

Refrigerante pode provocar câncer no pâncreas, diz estudo

Ingerir semanalmente duas ou mais latas de refrigerante com açúcar por semana aumenta em 87% o risco de câncer no pâncreas, diz estudo publicado na revista “Câncer Epidemology, Biomarkers & Prevention”. O estudo foi feito com mais de 60 mil pessoas em Cingapura. Em 14 anos, 140 voluntários desenvolveram câncer no pâncreas. Segundo os pesquisadores, uma das hipóteses é que a quantidade de açúcar dessas bebidas aumente os níveis de insulina no sangue, podendo contribuir para o crescimento das células cancerosas no pâncreas.

Até agora, as causas mais conhecidas da doença são o histórico familiar do câncer, casos de pancreatite hereditária, tabagismo e diabetes. A obesidade parece ter influência, mas ainda não há nada comprovado. Os cientistas sabem que por enquanto não há nenhum alimento que comprovadamente cause o câncer de pâncreas. A pesquisa no entanto poderá servir de orientação para pessoas em grupos de risco.

O estudo informa que, por enquanto, as pesquisas não são conclusivas. Não se sabe se a doença surgiu por causa do açúcar das bebidas, por causa de algum corante ou conservante específico. O câncer de pâncreas é considerado um dos mais agressivos do sistema digestivo. Sua descoberta geralmente é tardia e a taxa de sobrevida de cinco anos para os pacientes é de 5 %.
http://www.doencadealzheimer.com.br


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.