Por Lais
Mais conhecida como um resfriado comum, as rinofaringites são alterações inflamatórias infecciosas ou alérgicas que acometem as mucosas nasais e faríngeas. São causadas por cerca de 130 tipos diferentes de vírus, porém o mais comum deles é o rinovírus conforme explica o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.Entre os sintomas mais frequentes estão dor, sensação de algo preso na garganta, pigarro como tentativa de “limpar” a garganta, secreção, coriza, congestão nasal, tosse e espirros.
Segundo o especialista se a rinofaringite for causada pelo rinovírus normalmente é autolimitada e cessará os sintomas por volta de cinco dias. Caso seja causada por vírus Influenza, os sintomas certamente serão mais intensos e a rinofaringite poderá vir acompanhada de febre e demora de até sete dias para regressão. “É importante ressaltar que a doença precisa ser tratada corretamente, caso contrário poderá evoluir para sinusites, otites ou até mesmo pneumonia”, explica o médico.
Normalmente o diagnóstico é feito de forma clínica e o tratamento deve ser feito com medicações antiinflamatórias, descongestionantes, frequentes lavagens nasais com soro fisiológico, hidratação e repouso adequado.
“Os medicamentos fitoterápicos podem ser utilizados, para estímulo do sistema de defesa o que evitará que as infecções ocorram. Existem alguns tipos de medicações que minimizam o período sintomático, abreviando o curso da doença”, recomenda.
As crianças, geralmente as menores de sete anos, são as mais atingidas pela rinofaringite, mas é uma etapa do desenvolvimento da imunidade.
Para prevenir-se da rinofaringite e das doenças do sistema respiratório são importantes alguns cuidados básicos como alimentação balanceada, boa hidratação, evitar permanência em lugares fechados – especialmente no Inverno onde há circulação constante dos vírus que causam doenças, lavar as mãos com frequência, assoar o nariz, evitar a friagem após banhos quentes, manter roupas de cama, bichos de pelúcia e agasalhos pesados muito bem arejados.
http://www.corposaun.com/rinofaringites-abusivo-antiinflamatorios-complicacoes/16393/
Nenhum comentário:
Postar um comentário