quarta-feira, 5 de março de 2008

Células-tronco de embriões: sim ou não?

Células-tronco: decisão polêmica será votada hoje (05/03/08) pelo STF
Por Mônica Vitória

Hoje, 5 de março, o Superior Tribunal Federal (STF) começa a decidir se anula ou não o artigo da Lei de Biossegurança que permite a utilização, em pesquisas, de células-tronco embrionárias fertilizadas in vitro e não utilizadas. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta em 2005 pelo então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, que afirma que o embrião pode ser considerado vida humana.


A polêmica em torno do assunto é grande. Enquanto a Igreja (e boa parte de seus seguidores religiosos) protesta que o direito à vida, garantido pela Constituição, estende-se também ao embrião, outros setores da sociedade defendem a opinião de que a pesquisa com células-tronco embrionárias representa uma esperança de cura para doenças mortais. Estas células podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano.

A regulamentação em vigor prevê que os embriões usados em experiências estejam congelados há três anos ou mais e proíbe a sua comercialização, além de exigir a autorização do casal para fins científicos.

Notícia da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.