Introdução
Para compreender melhor a hiperplasia benigna da próstata, devemos conhecer primeiro algumas informações sobre sua anatomia. Nos homens, a uretra é um duto que transporta a urina da bexiga (onde a urina é armazenada) até o exterior do organismo, através do pênis. A uretra atravessa a glândula prostática saindo da bexiga em seu trajeto até o pênis.
Onde fica a próstata?
A próstata é uma glândula do tamanho e forma de uma noz situada imediatamente debaixo do colo da bexiga. A próstata circunda a uretra, o duto pelo qual sai a urina, no ponto de onde a uretra sai da bexiga.
Se a próstata aumenta de tamanho, como ocurre na HBP, a uretra fica parcial ou completamente comprimida. Podem surgir então os sintomas típicos da HBP, como por exemplo, jato de urina fraco, necessidade intensa e repentina de urinar e vontade freqüente de urinar, especialmente durante a noite.
Pouco se fala sobre a próstata
Mas, pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem com mais de 45 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. E as mulheres, que geralmente encaram os problemas de saúde de forma preventiva, podem ajudar alertando seus maridos, pais, outros familiares e amigos.
Estas informações fazem parte de uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Saúde Prostática, uma entidade que reúne médicos urologistas de todo o país.
O que é a próstata?
A próstata é um órgão interno que só o homem possui; tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga.
Veja o desenho para entender melhor.
A bexiga é o órgão que armazena a urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada.
A próstata envolve a parte inicial da uretra.
Qual é a função da próstata?
rA função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.
Quais os principais problemas que a próstata pode causar?
AUMENTO DA PRÓSTATA
A próstata começa a aumentar de tamanho na maioria dos homens com mais de 45 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.
Estes são os principais sintomas do aumento da próstata:
- Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar.
- Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado.
- Jato urinário que pára e recomeça.
- Dificuldade para conter a urina.
- Jato urinário fraco.
- Necessidade de fazer força para começar a urinar.
- Necessidade de levantar à noite para urinar.
As principais conseqüências do aumento da próstata são o comprometimento da qualidade de vida e, em alguns casos, complicações como infecções e danos ao rim.
Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.
PROSTATITE
É uma inflamação provocada por germes e pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infecção, a prostatite não é contagiosa.
Os sintomas mais freqüentes são:
- Febre.
- Dor, ardência e dificuldade para urinar.
- Pus na uretra.
Consulte um médico assim que os sintomas aparecerem, para evitar complicações.
CÂNCER DA PRÓSTATA
O câncer da próstata é um problema muito sério.
Trata-se de um aumento maligno da próstata, que pode pôr em risco a vida.
É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.
O câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avançadas os sintomas podem ser os seguintes:
- Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata.
- Sangue na urina.
- Dores nos ossos.
Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.
Resumindo, o que é necessário fazer?
Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento.
O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.
Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, porque o câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas. A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura. Não deixe de fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. É isso que as mulheres têm feito para prevenir o câncer da mama e do útero. O urologista é o médico especialista mais preparado para tratar dos problemas da próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário