• Vontade de urinar diversas vezes;
• Fome frequente;
• Sede constante;
• Perda de peso;
• Fraqueza;
• Fadiga;
• Nervosismo;
• Mudanças de humor;
• Náusea;
• Vómito
- Retinopatia - lesão da retina;
- Nefropatia - lesão renal;
- Neuropatia - lesão nos nervos do organismo;
- Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores;
- Hipertensão arterial;
- Hipoglicemia - baixa do açúcar no sangue;
- Hiperglicemia - nível elevado de açúcar no sangue;
- Lípidos no sangue - gorduras no sangue;
- Pé diabético - arteriopatia, neuropatia;
- Doenças cardiovasculares - angina de peito, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais;
- Obstrução arterial periférica - perturbação da circulação, por exemplo nas pernas e nos pés;
- Disfunção e impotência sexual - a primeira manifesta-se de diferentes formas em ambos os sexos;
- Infecções diversas e persistentes - boca e gengivas, infecções urinárias, infecções das cicatrizes depois das cirurgias
- A angina de peito, que se manifesta por uma intensíssima dor no peito, depois de um grande esforço, provocada por coágulos que bloqueia o afluxo de sangue no coração. Repousando, a dor desaparece.
- O enfarte do miocárdio, a que alguns autores chamam “doença dos executivos” que também como na anterior, aparece com uma forte dor que se estende até ao braço esquerdo. É provocado por falta de irrigação sanguínea de uma das partes do coração, sendo muito grave requer repouso absoluto e um rigoroso tratamento medico. Disto padecem pessoas muito ocupadas que descansam pouco e têm muitas preocupações e responsabilidades.
- Seguir uma dieta pobre em gorduras e rica em fruta e legumes.
- Procurar não ultrapassar o peso adequado à constituição física de cada um.
- Não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas.
- Evitar o nervosismo excessivo, as emoções fortes(etc.), e procurar ter um ritmo de vida descansado, sem ambições ou inquietações angustiantes.
- Fazer exercício físico.
Atitudes Promotoras Da Saúde
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define promoção de saúde com processo através do qual as pessoas se tornam capazes de aumentar o controlo sobre os determinantes de saúde e, assim, desenvolver a sua própria saúde.
O que são determinantes de saúde?
São os factores que beneficiam a saúde e que quando estão ausentes provocam doenças ou prejudicam a qualidade de vida.
Podemos e prevenir a doença e promover a saúde através de atitudes positivas:
· Vacinação e vigilância médica periódica - para obtenção de defesas, e prevenção de doenças.
· Higiene individual e colectiva – Para que tenhamos uma boa qualidade de vida é necessária uma boa higiene corporal, oral e ainda o uso de vestuário confortável. A higiene é um importante meio de comunicação para um relacionamento saudável com os outros. A higiene consiste numa prática de grande benefício para os seres humanos. No sentido mais comum, significa: limpeza, asseio. Num sentido mais amplo, compreende todos os hábitos e condutas que auxiliam a prevenir doenças, manter a saúde e o bem-estar dos indivíduos. O aumento dos padrões de higiene tem sido responsável pela prevenção de inúmeras doenças físicas. Por essas e outras razões a O.M.S. recomenda asseio e limpeza nos locais em que vivemos, bem como uma série de hábitos que envolvem mudanças de comportamento frente ao meio circundante, como forma de se evitar a propagação dessas doenças:
· Tomar banho regularmente;
· Lavar as mãos sempre antes das refeições e após ir à casa de banho;
· Manter as unhas bem cortadas;
· Os dentes e a boca devem ser lavados depois da ingestão de alimentos, usando um dentífrico com flúor;
· Lavar bem nossas roupas;
· Lavar bem os alimentos frescos;
· Fazer uma alimentação equilibrada e consumir apenas alimentos que se encontrem nas melhores condições;
· Beber água da companhia ou de garrafa, evitando a de rios, riachos ou mesmo fontes. As águas de fontes e poços só devem ser consumidas se forem sujeitas a análises regulares;
· Permitir a circulação de ar e entrada de luz nos ambientes;
· Evitar o acumular de objectos sem organização, que predispõem a acidentes.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Higiene
Esses são cuidados simples, porém, tem resultado na preservação da saúde de muitas comunidades de pobres ao redor do mundo.
· Uma vida equilibrada, ou seja, o ser humano necessita de equilíbrio físico e emocional, principalmente a nível das camadas mais jovens pois para eles é muito importante o lugar que ocupam na família e no grupo de amigos.
Se hoje o bem-estar físico é a grande preocupação de muitos, o bem-estar interior já não é relegado para segundo plano. Ansiedade, irritabilidade, fadiga, stress, são verdadeiros impedimentos à realização humana, pondo em causa a harmonia entre corpo e mente. Os técnicos de saúde, médicos, nutricionistas, a própria família, os amigos podem proporcionar um bem-estar físico e emocional.
· Exercício físico – A actividade física, bem orientada, previne doenças, nomeadamente as cardiovasculares e os desportos colectivos favorecem a socialização. A actividade física regular controlada por profissionais da Educação Física está associada directamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunitário fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças bem como o cancro e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor. Sendo que a inactividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crónicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.
· Alimentação equilibrada – uma alimentação correcta deve, também, variar em função da idade, da profissão e do estado de saúde de cada um.
Em geral é necessário consumir legumes, frutos, peixe e leite. As gorduras e açúcares devem ser reduzidos ao mínimo. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser moderada e apenas por indivíduos saudáveis; é absolutamente proibida a ingestão antes dos 16 anos, já que pode provocar danos irreversíveis ao nível do sistema nervoso;
·
· Combate à poluição – a poluição é a causadora directa de muitas doenças principalmente as respiratórias. Nas cidades a principal fonte de poluição atmosférica é o uso do automóvel. É por isso importante deslocarmo-nos de bicicleta ou a pé, pois assim, defendemos a nossa saúde e a do ambiente. Quando tal não é possível também protegemos o ambiente utilizando os transportes públicos em detrimento do automóvel;
·
Todos nós podemos contribuir para a transmissão de conhecimentos no âmbito da prevenção e promoção da saúde.
Este grupo de trabalho quis também contribuir para o bem - estar das pessoas divulgando de uma forma simples atitudes promotoras de saúde.
Trabalho realizado por: Célia Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário