quinta-feira, 10 de abril de 2008

Especialistas analisam duas novas dietas

Por Silvana Tavano
Será que funciona?
DIETA DO PH
Promessa: Desintoxicar e desinchar
A regra é consumir 80% de alimentos do mundo vegetal e 20% do mundo animal. O metabolismo muda e se reequilibra com essa nova combinação -para cada item que gera ácidos na digestão (açúcar, carnes, leite, ovos), é preciso ingerir pelo menos quatro alimentos alcalinos (a maioria das frutas, legumes e verduras amargas, ricas em antioxidantes).

Palavra da especialista 'Essa proposta ajuda a neutralizar a acidez que o organismo produz naturalmente, e isso evita o acúmulo de toxinas. Tal excedente pode aumentar a resistência à perda de peso, estimular a proliferação de radicais livres e favorecer a retenção de líquidos. É um cardápio saudável e pobre em calorias', diz a nutricionista Fabiana Borrego, de São Paulo.

CHÁ VERMELHO
Promessa: Perder até 2 kg por semana
Apresentado como um 'devorador de gorduras', o chá vermelho é uma variação dos chás verde e branco, extraídos da mesma erva, a Camellia sinensis. A diferença está no processo de maturação: aqui, as folhas da erva são comprimidas e armazenadas em barris, adquirindo cor avermelhada e sabor terroso. O chá vermelho é desintoxicante, facilita a digestão e acelera o metabolismo do fígado, favorecendo a redução do colesterol ruim e a queima calórica. O consumo recomendado é de quatro xícaras ao longo do dia -por conter cafeína, a bebida deve ser evitada à noite. Também é contra-indicada para grávidas.

Palavra da especialista A nutricionista fitoterápica Vanderlí Marchiori acredita que esses chás realmente são eficientes nos processos de emagrecimento: 'A bebida pode ajudar a eliminar 2 kg por mês, em média'. Mas como são extraídos da mesma planta e, na prática, têm o mesmo efeito, ela costuma indicar o verde, e o motivo é simples: 'Se é possível pagar R$ 15 por 300 g de chá verde, não há porque gastar até oito vezes mais pela mesma quantidade do chá vermelho'. Ela explica que o verde também estimula o funcionamento do fígado, acelera a digestão, diminui o apetite e a deposição de gorduras, mas não deve ser consumido sem orientação médica: 'Existem contra-indicações em casos de hipertensão, glaucoma, nefrite e doenças psiquiátricas. Não dá para exagerar só porque se trata de um chá -durante a gestação, por exemplo, uma dose diária de 600 mg pode induzir à deficiência de ferro'.

Acredite se quiser: esse salgadinho é saudável!


Crocante e 'quase' idêntico aos que já existem -a diferença é que esse salgadinho de milho tem apenas 0,1% de gordura, 34% menos calorias e é enriquecido com fibras. A receita saiu do laboratório dos pesquisadores José Alfredo Arêas e Vanessa Capriles, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e ganhou o Prêmio Henri Nestlé de Nutrição de 2008. Provado e aprovado por 42 consumidores, o petisco promete redimir a má fama dos salgadinhos. 'A comercialização está em fase de negociações, mas o produto poderá ter diferentes formatos e sabores', diz Vanessa. Oba!

Pouco panetone, muita ginástica


'Adoro comer, mas me controlo porque detesto fazer dieta', diz a atriz Fernanda Souza, que, já sabe, ganha peso rapidamente se exagerar no carboidrato. 'Foi assim que engordei 7 kg para interpretar a personagem da novela 'O Profeta'. Depois, tive que fechar a boca [sob a orientação do ortomolecular Marcio Tannure, do Rio de Janeiro]'. Para não sofrer, ela tem um plano: resistir ao panetone e não dar folga aos exercícios nem na semana das festas: boxe [um circuito aeróbico que simula a luta, com ênfase no trabalho de braços, pernas e abdômen] e spinning.
Fotos: Vincenzo Lombardo/Taxi/Getty Images/shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.