|
Alimentação ayurvédica procura equilibrar a natureza de cada pessoa
Existe um antigo ditado que diz "nós somos o que comemos". Portanto, se você quer melhorar a qualidade de vida e até emagrecer, uma alternativa é a alimentação ayurvédica, uma tradição hindu onde é possível extrair o que há de melhor em tudo o que se come.
» Descubra o seu dosha e veja quais alimentos você deve evitar ou favorecer
Alimentação equilibrada, esta é a base do Ayurveda (ou medicina védica), filosofia milenar indiana que oferece uma alternativa eficaz para quem quer se equilibrar e ter uma melhor qualidade de vida.
Para os hindus, cada pessoa nasce com determinada constituição física e mental, isto é, tendências próprias, gostos diferentes por alimentos, personalidade e comportamento. É o chamado biótipo, para os ocidentais. No Ayurveda o biótipo recebe o nome de dosha e é classificado em Vata, Pitta e Kapha. Por meio deles você pode equilibrar ou desequilibrar seu organismo, ingerindo alimentos que comprometem sua saúde e bem-estar.
"Para saber em qual dosha uma pessoa se encaixa, tenho que medir o pulso, ver as características físicas e passar um teste com diversas perguntas. Todas as pessoas são compostas por dois tipos, que mudam conforme a estação do ano e o estado físico", explica o médico indiano Bokkulla Ramachandra Redy, percussor da medicina indiana no Brasil.
Ao mudar a rotina e melhorar a alimentação, uma pessoa pode descobrir seu potencial interior e manter seu dosha em equilíbrio (emocional, espiritual e psicológico). Este autoconhecimento gera inúmeros benefícios, como prevenção e até cura de algumas doenças, perda de peso, pele sem rugas e cabelos brilhantes.
Eliminando os excessos e ganhando saúde
A alimentação ayurvédica melhora a qualidade de vida porque, ao comer de acordo com o seu biótipo, você conseguirá eliminar o excesso de gordura sem perder a saúde.
"Não temos uma tabela com a quantidade que deve ser consumida. O Ayurveda é uma filosofia de vida que você deve seguir sempre e não fazer em apenas um de terminado período, para emagrecer certa quantidade e depois voltar a comer hambúrguer, por exemplo", explica a terapeuta ayurveda Eliana Chiodo.
Baseado nos seis sabores que encontramos na natureza (doce, salgado, ácido, picante, amargo e adstringente), o indivíduo deve comer o que faz bem para ele. "Cada pessoa tem uma natureza, o dosha, que é formado por meio dos elementos: água, fogo, terra e ar. Para ficar equilibrado, você terá que comer alimentos contrários à sua natureza", explica Eliana.
Depois de se conhecer fica mais fácil fazer tal controle. Afinal, quando você sabe qual elemento rege a sua natureza, você também sabe qual alimento faz mal ao seu organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário