Apesar dos benefícios das ervas, a bebida possui cafeína e, em excesso, pode retirar o cálcio e o ferro dos alimentos.
No Brasil, o hábito de beber chá está relacionado a um benefício terapêutico. Isso porque, o chá funciona como um excelente hidratante e também auxilia no funcionamento do intestino, na produção de enzimas digestivas e no equilíbrio celular. Chás de ervas são ainda melhores por ajudar a desintoxicação do organismo, com função antioxidante, anticancerígena, anticoagulante e antiinflamatória. Por isso, o Spa Salute Bahia, maior spa do Norte-Nordeste, insere o chá como produto coadjuvante para ajudar o emagrecimento.
A nutricionista do Spa Salute Bahia, Sandra Carla Fernandes, afirma que o chá é excelente, mas o seu consumo exige cuidados. "Não se deve reaproveitar um chá preparado no dia anterior", orienta. Além disso, ela acrescenta que a cafeína presente em alguns chás, como o mate e o preto, pode ser saudável se utilizada com moderação. "A cafeína em quantidade excessiva impede à absorção do cálcio e do ferro da dieta. Porém, três xícaras diárias de chá, ou mesmo café, fazem bem desde que não acompanhe as principais refeições. As recentes pesquisas apontam a cafeína como coadjuvante em diversos tratamentos de depressão e de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer”, explica a nutricionista.
Existem restrições quanto ao uso de chás, principalmente, para quem apresenta insuficiência renal, já que o potássio presente no chá pode prejudicar os rins. Segundo Fernandes, o chá deve ser consumido com cautela por quem sofre de distúrbios no sistema nervoso central, por causa das quantidades significativas de cafeína que podem provocar insônia, ansiedade e irritabilidade. Nos chás também há a presença dos polifenóis, que são substâncias antioxidantes e taninos, que são substâncias que inibem a absorção de ferro.
A infusão de algumas folhas, por exemplo, é excelente para resfriados e bronquites. O chá morno acalma nas horas de insônia e, frio ou gelado, são ideais para problemas estomacais ou diarréias. A nutricionista do Spa Salute Bahia ressalta, entretanto, que sozinho o chá não faz milagre. “O uso de chás é fator de saúde quando introduzido em uma dieta balanceada. Não adianta desintoxicar o organismo com chás naturais e comer indiscriminadamente alimentos industrializados. No Salute Bahia o consumo de chás com fins terapêuticos tem hora marcada”, esclarece a nutricionista.
Chá Verde – Extraído da planta Camellia sinensis, o chá verde se tornou conhecido e popular por suas funções terapêuticas, como a prevenção de diversos tipos de câncer e o seu efeito emagrecedor. De acordo com a nutricionista Sandra Carla Fernandes, "o chá verde é um alimento funcional, pois nutre e combate doenças”. Entretanto, para aproveitá-los de forma correta é preciso prestar atenção na quantidade. “Não é indicado beber o chá de maneira indiscriminada”, acrescenta Fernandes.
O chá verde também possui cafeína e quando usado de forma excessiva pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. Pessoas com deficiência de ferro no organismo também devem evitar essas bebidas. "Elas contém tanino, substância que inibe a absorção do mineral", afirma a nutricionista. Outro chá que vem despontando no universo das dietas é o chá branco. Ele tem as mesmas características e componentes do chá verde, mas é ainda mais poderoso. Como o chá branco é menos processado, as suas propriedades ficam mais concentradas o que acelera e potencializa os benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário