sexta-feira, 4 de abril de 2008

Técnicas do tempo da vovó ainda ajudam e muito

por ERIKA GONÇALVES, filha de Vani e Beto 03 de abril, 2008




Antigamente, existiam vários métodos caseiros para cuidar do bebê, fazê-lo parar de chorar e algumas técnicas que muitas vezes não levamos muito a sério, por achar que é coisa de vó, mas, fique sabendo, que muitas dessas técnicas ainda valem e dão muito certo.
“No passado, os bebês eram vistos com extremamente frágeis, como se pudessem até mesmo se quebrar se não fossem embrulhados e apertados em panos e mantas” esclarece o Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida ao falar de quando os bebês eram enrolados em uma manta, formando uma trouxinha.
Outras crendices, como o uso de ungüentos no umbigo, chás para doenças, não lavar a cabeça dos pequenos, são cada vez mais raras, apesar de algumas atitudes ainda serem usadas em áreas menos desenvolvidas do país.
Pois é, apesar dos anos terem passado e tudo ter ficado mais moderno, o pediatra norte-americano Harvey Karp não errou ao anunciar um método para acalmar bebês, trazendo de volta a técnica do cueiro.
Harvey, autor do livro O Bebê Mais Feliz do Pedaço, defende que para fazer o bebê parar de chorar, a melhor solução é enrolá-lo em uma mantinha, o famoso cueiro, o que faz o bebê se lembrar da vida intra-uterina e se sentir seguro e aquecido.

Aprenda aqui como enrolar seu bebê no cueiro.

Dicas da vovó
Não é só o cueiro que continua na moda, existem outras técnicas ainda muito eficientes. Vale a pena relembrar.

* Papinha de arroz em caso de diarréia
A papinha tem mais ou menos o mesmo efeito que o soro caseiro, por também ter sal, água e o açúcar contido no carboidrato do arroz.
Como fazer: cozinhe o arroz normalmente, mas não deixe que a água seque totalmente.

* Azeite para soltar o intestino
O azeite, quando absorvido pelo intestino, lubrifica a mucosa intestinal. Para crianças de 6 meses e 1 ano, a quantia aconselhável é uma colher de café. Acima de 1 ano, a dose é de uma colher de sobremesa.

* Ameixa-preta para soltar o intestino
Por ser rica em fibras, a ameixa estimula o intestino facilitando a evacuação.
Como fazer: lave e bata três ameixas no liquidificador. Depois é só coar e dar uma colher de sobremesa duas vezes por dia.

* Bolinha de algodão ou de linha na testa para acalmar o soluço
Não é a linha ou o algodão que ajudam a acalmar o bebê, mas, sim, a atenção que os pais dão ao bebê no momento. Já os chineses acreditam que o centro da testa é a porta da cabeça e sua estimulação produz efeito calmante.

* Leite materno para tratar de conjuntivite
O leite materno possui ação bactericida e por ser bastante suave, o uso não causa alergias nem irritações. Basta pingar duas ou três gotas sobre a região afetada.

Fonte: Carlos Alberto Nogueira de Almeida – Médico Pediatra e Nutrólogo - pai de Maria Eduarda
Tel.: (16) 36106176

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.