
Cera no ouvido é um fato totalmente comum. Todo mundo tem, podendo apresentar cores que variam de amarelo claro até marrom escuro. A cera ajuda a matar os germes e a proteger a parte inferior do canal auditivo. No entanto, em certas circunstâncias pode haver um acúmulo anormal dela, formando um verdadeiro tampão e ocasionando surdez. A razão para o problema é decorrente, na maioria dos casos, dos condutos auditivos mais estreitos e tortuosos.
Nestes casos, o excesso de cera deve ser removido por um médico através de lavagens, aspirações ou com instrumentos especiais. Às vezes torna-se necessário usar, previamente, gotas especiais, para amolecer e soltar a cera antes das manobras de remoção.
Em hipótese de tímpanos perfurados a lavagem não é a melhor recomendação. A entrada da água através de uma perfuração timpânica pode provocar infecções como otite de grau médio. Só o médico pode se certificar das condições da cera, do canal e da membrana timpânica antes de decidir pelo método de remoção.
Equipe Bem Star
Nenhum comentário:
Postar um comentário