Por Lais
Uma vez lipoaspirada, a gordura corporal não retorna, certo? Não exatamente. Estudo norte-americano publicado pela revista Obesity evidenciou que quando pacientes submetidas ao procedimento nas áreas do quadril e das coxas ganham peso, ocorre acúmulo de gordura na parte superior do corpo – mais especificamente no abdome e nos braços.
A explicação para a nova localização da adiposidade é simples: “A lipoaspiração remove do organismo células de gordura localizadas. Essas, especificamente, não voltam. Contudo, caso o indivíduo adquira quilos extras, a gordura se instalará nas células presentes no corpo”, explica o cirurgião plástico Fausto Bermeo, de Brasília.
Ciência – Os pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) acompanharam 32 mulheres, com idade média de 36 anos. No estudo, foram comparadas as medidas e os percentuais de gordura dois meses e um ano após a intervenção cirúrgica. “O resultado atestou o que já observávamos no consultório: quando a paciente não adota dieta equilibrada e prática regular de atividade física, o percentual de gordura é retomado”, afirma o membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Dr. Fausto destaca que o resultado final da lipoaspiração é responsabilidade do médico e do paciente: “O médico deve ser habilitado para realizar o procedimento e precisa, ainda, dominar a técnica da lipoaspiração. Já o paciente necessita saber que o objetivo da cirurgia é redefinir o contorno corporal e que a perda máxima de peso deverá oscilar entre 5% e 7%. Após o período pós-cirúrgico, caberá ao indivíduo buscar a manutenção da nova silhueta”. Nesse caso, a atuação do nutricionista e do orientador esportivo pode ser de grande valia.
Sobre Gordura localizada
A gordura localizada acontece quando há excesso da reserva do tecido adiposo na região do abdome, quadris e cintura, podendo ocorrer mesmo quando o paciente está no seu peso ideal.É comum confundir gordura localizada com obesidade, mas para o obeso tratar essa gordura é preciso primeiro que ele perca peso. Como causa dessa gordura estão sedentarismo, distúrbio hormonal e postura incorreta.