24 de Julho de 2011
Érika Rodrigues
A gelatina é um biopolímero de origem animal bastante utilizado não só pela indústria de alimentos como pelas empresas de cosméticos e de produtos farmacêuticos. A partir desse polímero são feitas, por exemplo, algumas cápsulas medicinais.
Pesquisadores da Universidade de Pequim resolveram criar uma maneira de auxiliar os pacientes cujo sistema imunológico apresenta intolerâncias a proteínas de origem animal, para tal criaram essa gelatina.
Uma gelatina é geralmente constituída de colágeno extraído da pele e dos ossos dos animais. Entretanto, no caso da “gelatina de proteínas”, os pesquisadores partiram de genes humanos e os introduziram em uma espécie de levedura (Pichia pastoris), fazendo com que esta sintetize as proteínas humanas.
Em seguida os cientistas criaram a gelatina com características controladas com precisão. A eficiência da gelatina foi testada diversas vezes por vários métodos espectroscópicos. Os detalhes da pesquisa foram publicados em um artigo no Jornal de Agricultura e Química Alimentar.
Os responsáveis pelo estudo acreditam que a nova gelatina pode ser utilizada em escala industrial. Afirmam ainda que a gelatina de proteínas humanas evitará a propagação de doenças perigosas causadas por príons - agregados supramolecular acelular, composto por proteínas com capacidade de modificar outras proteínas - que tenham origem animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário