Consumidores frequentes das bebidas têm menos chances de carregar nas narinas a bactéria MRSA
Prevenção natural: café e chá quente reduzem as chances de se carregar a bactéria MRSA no nariz (Thinkstock)
Pessoas que bebem chá quente ou café com regularidade podem ter menos chances de carregar a bactéria MRSA nas narinas. Resistente a diversos tipos de antibióticos, essa bactéria pode causar pneumonia e infecções sanguíneas graves em pacientes internados ou infecções dolorosas de pele em diversos ambientes.
A bactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) é um tipo de bactéria que causa infecções por estafilococos resistentes a vários antibióticos comuns. Estima-se que atualmente cerca de 1% da população mundial a carregue no nariz ou na pele sem chegar a ficar doente.
A pesquisa, feita por uma equipe da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Annals of Family Medicine, descobriu que dos 5.500 voluntários analisados, 1,4% abrigavam a bactéria no nariz. Mas, entre as pessoas que consumiam regularmente chá quente ou café, esse índice era 50% mais baixo.
A limitação do estudo, no entanto, é que não foi possível estabelecer com certeza as razões para isso acontecer. Apesar da associação entre o consumo das bebidas e a presença da bactéria ter sido estabelecida, os cientistas não conseguiram entender o por que da relação. “Não é possível tirar uma causalidade de uma associação”, diz Eric M. Matheson, coordenador da pesquisa.
14/07/2011 - 18:41
(Com agência Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário