Acompanhamento do dentista durante a gestação colabora para o bem-estar da mãe e do bebê, afirma especialista de Brasília
A assistência odontológica também deve fazer parte do pré-natal da gestante. Esse novo conceito foi introduzido no Brasil, na segunda metade dos Anos 90, por especialistas e pesquisadores paulistas. “É fundamental que o acompanhamento odontológico faça parte do pré-natal” afirma a odontopediatra Liliane Narciso, que em 18 anos de atuação profissional especializou-se no tratamento de bebês, adolescentes e gestantes. “A visita ao dentista, durante a gestação, evita carências nutricionais, infecções e uso de determinados medicamentos que podem acarretar problemas no desenvolvimento normal da dentição do bebê”, defende a odontopediatra.
Cuidados essenciais
“A preocupação com a saúde bucal da criança começa quando ela ainda está no ventre materno. A gestante deve manter alimentação adequada, pois o cálcio empregado na formação óssea do bebê provém dos alimentos ingeridos por ela”, destaca Liliane. Problemas com os dentes e as gengivas da gestante indicam que alguma coisa não vai bem. E se a saúde da mãe não está em perfeitas condições, à formação dos dentes do bebê, que começa por volta dos 5º mês de gestação, pode ficar comprometida.
Na primeira consulta com a futura mamãe, Liliane faz uma limpeza nos dentes da gestante e fornece orientações sobre amamentação e higiene bucal do bebê. Também aproveita esse contato para falar da importância de criar hábitos de higiene saudáveis nos filhos, principalmente, no que diz respeito à escovação e ao consumo de alimentos ricos em açúcar.
Na segunda visita, geralmente marcada para três meses depois, ou assim que se encerra o segundo trimestre da gravidez, Liliane reforça a importância da amamentação e da prevenção de problemas na arcada dentária do bebê. É nesse momento que a odontopediatra repassa as primeiras dicas sobre a higienização bucal do nenê que está prestes a chegar.
“Toda futura mãe segue a orientação de especialistas para manter a sua saúde e a do bebê em perfeitas condições. O pré-natal odontológico é um processo simples que representa mais qualidade de vida para a mãe e para o filho, tanto durante a gestação, quanto para a vida toda” defende Liliane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário