Pode ser que haja um vírus na carne ligado ao câncer
Thomas Kienzle - 6.out.2008/ Associated Press
Harald zur Hausen, que ganhou o nobel de medicina pela sua descoberta ligando o HPV ao câncer cervical
CLÁUDIA COLLUCCI
ENVIADA ESPECIAL A LINDAU (ALEMANHA)
Um dos premiados com o Nobel de Medicina em 2008, o infectologista alemão Harald zur Hausen, investiga agora a possibilidade de alguns tumores de colón, de pulmão em não fumantes e de mama também estarem relacionados a um vírus.
Para ele, um vírus da família do poliomavírus, presente em animais, especialmente nos bovinos, tem potencial de provocar infecções que podem desencadear o câncer. Segundo ele, em geral, o processo de cozimento ou fritura da carne não é capaz de destruir o vírus. Ele diz que as pesquisas que tentam estabelecer essa relação ainda estão em fase inicial, mas aconselha que as pessoas reduzam o consumo de carne de boi.
Em entrevista exclusiva à Folha, Hausen disse que as infecções provocadas por vírus, bactérias e parasitas já respondem por 21% dos casos de câncer no mundo.
Hausen tornou-se mundialmente conhecido por suas pesquisas relacionando o HPV (papilomavírus humano) com o câncer cervical. Foi a partir desses estudos que farmacêuticas desenvolveram a vacina contra o HPV.
Hausen e outros 22 cientistas premiados com o Nobel participam desde ontem de um encontro em Lindau, uma cidadezinha no sul da Alemanha, com 580 jovens cientistas de todo o mundo. O objetivo é a troca de experiências. A seguir, os principais trechos da entrevista.
Folha - Como foi que começou o seu interesse na relação entre as viroses e o câncer?
Harald zur Hausen - Quando me tornei doutor, em 1960, o papel das viroses nos cânceres humanos ainda era desconhecido. Na década de 80, eu já estava convencido de que o HPV estava presente na maioria dos cânceres cervicais. Mas, na época, a indústria farmacêutica não acreditou que a imunização poderia ser lucrativa. Na verdade, as pessoas ainda estavam céticas sobre o papel do HPV no câncer.
A vacina do HPV, além de cara, é controversa. No Brasil, por exemplo, só está disponível na rede privada porque o governo não está convencido da relação custo-beneficio. O que pensa sobre isso?
Estou convencido de que a vacina pode proteger meninas e meninas de futuros cânceres. Hoje já se sabe que, além do câncer cervical, o HPV também está relacionado com o câncer de pênis, de ânus e, cada vez mais, com os tumores de cabeça e pescoço. Embora os estudos não tenham envolvido esses tumores, faz sentido pensar que a vacina possa funcionar com eles também.
Quais outros tipos de câncer podem ser provocados por vírus ou bactérias?
As infecções provocadas por vírus, bactérias e parasitas já respondem por 21% dos casos de câncer no mundo. A bactéria Helicobater pylori, por exemplo, é responsável pela maior parte dos casos de câncer gástrico e pode ser tratada com antibióticos.
O senhor lidera agora outra pesquisa polêmica, que tenta ligar o câncer a um tipo de vírus presente na carne bovina. Essa associação já está clara?
Há um grande número de estudos relacionando o aumento do câncer colorretal ao alto consumo de carne vermelha. Frequentemente, responsabiliza-se os agentes carcinogênicos originados pelo processo de cozimento, de fritura ou mesmo quando o alimento é assado. Mas já sabemos que essas substâncias são produzidas no preparo de peixes e aves. Não dispomos de provas da relação entre o consumo a longo prazo de peixe ou aves e o surgimento do câncer. Já para a carne bovina há fortes evidências. Então tem alguma coisa a mais.
E essa coisa a mais seria um vírus?
Nossa hipótese é que haja na carne bovina um vírus que talvez esteja relacionado ao câncer colorretal e também a tumores de pulmão em não fumantes e de mama. Mas as evidências parecem ser mais fortes no câncer de colón. Nos países árabes, onde se consome mais carne de ovelha e de cabrito, a prevalência do câncer de colón é baixa. Na Índia, quase não há câncer de colón. E no Japão e na Coreia, onde a carne se transformou em um prato popular apenas no século passado, está havendo um aumento do casos.
Que vírus é esse? Ele resiste ao calor do cozimento?
O vírus da família do poliomavírus, presente no gado, mas que normalmente não causa câncer em animais, resiste ao calor do cozimento e já foi encontrado em humanos. Até agora, seis diferentes tipos de poliomaviroses já foram identificados em humanos, mas apenas um deles também está presente no gado. Estou me dedicando à busca dessa resposta, mas ainda há muito caminho a percorrer.
E o que o recomenda às pessoas?
Que reduzam o consumo de carne vermelha. Aliás, essa é uma recomendação que já vem sendo feita mesmo antes dessa relação.
RAIO X
HARALD ZUR HAUSEN
NASCIMENTO
11 de março de 1936 em Gelsenkirchen (Alemanha)
FORMAÇÃO
Graduação em medicina nas universidades de Bonn, Hamburgo e Düsseldorf
NOBEL
Vencedor do prêmio em 2008, junto com os franceses Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi, por demonstrar que vírus também podem causar câncer
Nenhum comentário:
Postar um comentário