Estudos colocam que o fracionamento das refeições ao longo do dia auxilia a reduzir a fome e assim evita uma super compensação nas próximas refeições. Porém nem sempre as pessoas conseguem seguir isto devido à falta de tempo e a indisponibilidade de alimentos saudáveis principalmente quando se está fora de casa.
Foi feita uma pesquisa com pessoas do sexo masculino e feminino verificando os valores de colesterol total e LDL-c e concluiu-se que nos indivíduos que faziam quatro ou mais refeições por dia esses valores foram menores do que aqueles que faziam duas refeições diárias. Assim, estes resultados demonstram que não fracionar a alimentação ao longo do dia pode aumentar o risco de desenvolver doenças crônicas.
Uma alimentação fracionada pode auxiliar na melhora do comportamento cognitivo e do humor, especialmente se houver uma composição nutricional equilibrada e associada à convivência social e à atividade física.
Dessa maneira devem-se realizar três refeições principais durante o dia e pequenos lanches nos intervalos. A falta de tempo ou de opções de alimentos saudáveis nos lanches intermediários não deve ser um impedimento para que essas pequenas refeições sejam realizadas.
Equipe Bem Star
Por Fernanda Lage
Nenhum comentário:
Postar um comentário